A menos que seus jogadores sejam muito experientes, recomendo combinar ANTES do jogo começar de todos se conhecerem e estarem juntos com algum tipo de objetivo, por mais simples que seja. O próprio canal tem um vídeo a respeito tb - https://www.youtube.com/watch?v=b0VB-rE0MFM
Boa tarde. Esta dúvida seria na parte de discussão geral do fórum.
Existem várias formas dos personagens se unirem, sendo algumas mais práticas e outras mais elaboradas.
Existe aquela velha forma de se encontrarem todos numa taverna, sendo chamados por alguém que está oferecendo uma recompensa. Outra forma bem prática é todos eles já pertencerem a alguma organização: um exército, uma guilda, um clã, etc.
Formas mais elaboradas envolvem história. Você vai precisar ser um bom contador de histórias. Mas pense sempre na motivação dos personagens e algum evento importante que vá juntá-los.
Às vezes eu faço eles já se conhecerem por pares e, durante o prólogo da história da campanha, acabarem se unindo em torno de um tema. Uso também essa estratégia quando entram novos players na história.
Vou dar um exemplo da mesa que eu mestro. Cada personagem tem o seu background, mas eu já impus que todos moravam ou estavam na cidade de Arabel, no reino de Cormyr (Forgotten Realms). Todos foram chamados por um amigo em comum dos aventureiros iniciantes, chamado Turken, um ladrão. O mesmo os apresentou um contato chamado Linus, um ladino comerciante, que estava atrás de um anel de poder e tinha pistas de onde o artefato estava. Linus precisava de um grupo para ir atrás do local indicado no mapa, que era muito perigoso. E assim começou a campanha.
Vou colocar o link da primeira aventura aqui, se quiser dar uma olhada.
O importante é planejar um arco de história e motivação para personagens dos jogadores e do mestre. Não tenha medo de copiar histórias que já viu e ouviu por aí e até misturá-las. O cliché sempre dá muito certo. Comece pelo mais básico, pelo cliché, que depois as histórias mais elaboradas começam a vir.
A menos que seus jogadores sejam muito experientes, recomendo combinar ANTES do jogo começar de todos se conhecerem e estarem juntos com algum tipo de objetivo, por mais simples que seja. O próprio canal tem um vídeo a respeito tb - https://www.youtube.com/watch?v=b0VB-rE0MFM
Boa tarde. Esta dúvida seria na parte de discussão geral do fórum.
Existem várias formas dos personagens se unirem, sendo algumas mais práticas e outras mais elaboradas.
Existe aquela velha forma de se encontrarem todos numa taverna, sendo chamados por alguém que está oferecendo uma recompensa. Outra forma bem prática é todos eles já pertencerem a alguma organização: um exército, uma guilda, um clã, etc.
Formas mais elaboradas envolvem história. Você vai precisar ser um bom contador de histórias. Mas pense sempre na motivação dos personagens e algum evento importante que vá juntá-los.
Às vezes eu faço eles já se conhecerem por pares e, durante o prólogo da história da campanha, acabarem se unindo em torno de um tema. Uso também essa estratégia quando entram novos players na história.
Vou dar um exemplo da mesa que eu mestro. Cada personagem tem o seu background, mas eu já impus que todos moravam ou estavam na cidade de Arabel, no reino de Cormyr (Forgotten Realms). Todos foram chamados por um amigo em comum dos aventureiros iniciantes, chamado Turken, um ladrão. O mesmo os apresentou um contato chamado Linus, um ladino comerciante, que estava atrás de um anel de poder e tinha pistas de onde o artefato estava. Linus precisava de um grupo para ir atrás do local indicado no mapa, que era muito perigoso. E assim começou a campanha.
Vou colocar o link da primeira aventura aqui, se quiser dar uma olhada.
https://docs.google.com/document/d/1dN9li-UqTIroVXbTvYeMnrpgasJdiWHWHVMOVFZKJcY/edit?usp=sharing
O importante é planejar um arco de história e motivação para personagens dos jogadores e do mestre. Não tenha medo de copiar histórias que já viu e ouviu por aí e até misturá-las. O cliché sempre dá muito certo. Comece pelo mais básico, pelo cliché, que depois as histórias mais elaboradas começam a vir.
Grande abraço!