olá, vou mestrar D&D , uma aventura pronta, todos iniciantes, inclusive eu kkk,
mas minha questao é a seguinte:
um dos jogadores resolveu criar um personagem cego(um monge, humano) só que aí eu comecei a pesquisar como funciona cegueira no D&D, e ela só vem duas formas: castigo ou maldição; ou seja não tem nenhuma vantagem kkkk, queria saber se tem alguma forma de fazer esse personagem mais justo de acordo com os outros.
se alguem puder ajudar fico muuuuito grato, nossa mesa está marcado para os sabado..
Eu meio que “inventei” uma regra pra cegueira baseada em algumas outras coisas que eu já Vi por aí, mas n garanto que seja a melhor opção. Basicamente eu faço assim: o personagem não pode realizar nenhum teste de percepção relacionado a visão, mas, ele pode adicionar o dobro do bônus de proficiência dele em qualquer outro tipo de percepção. E pra ngm ter que ficar fazendo testes toda a hora em situações comuns, seu personagem pode agir normalmente a qualquer ação dos outros desde que elas produzam som, ou seja, se alguém estender um saco de moedas pra ele, ele n conseguiria identificar a ação se ela n fizer nenhum barulho, ou, ele pode tentar fazer um teste pra identificar isso.… n sei se fui claro, mas é basicamente essa a minha ideia kkkk
Vejo duas soluções interessantes para personagem cego:
1) Blindsight a uma distância curta (digamos, 20 ft ou quatro quadrados). Dentro desse alcance ele é ainda melhor do que um combatente normal (para criaturas invisíveis, p.ex, ou em escuridão), mas para longe não funciona (e continua tendo desvantagem, outros tem vantagem contra ele, etc).
2) Usar os sentidos de um pequeno animal para enxergar. Duas possibilidades para isso: Usando Beast Sense (possivelmente com animal companion, mas não necessariamente), ou com Find Familiar (Magic Initiate/Ritual Caster, se não for mago, resolvem). No caso de Beast Sense, talvez um item mágico que possa conjurar 1x por descanso ou algo assim.
O ideal seria algo pequeno que vc possa carregar ou que fique pousado no seu ombro, chapéu, etc (pq seria MUITO difícil mirar um ataque qd seu ponto de vista está em um lugar diferente do seu corpo, né?). Nesse caso, a desvantagem é que sem o animal o personagem fica vulnerável, e o animal em si é bem frágil.
Ps: quer uma referência legal para monge cego? Esse aqui embaixo. A tradução do nome dele por acaso fica perfeita tb, pq é "Cem Olhos" (sem olhos!). É da série Marco Polo do netflix.
cara, fazer um personagem cego em si é bem complicado kkkkk, eu até já fiz uma ficha com algo semelhante, no caso do meu ele é um guerreiro e n é cego realmente, mas hipersensível a luz graças a uma lesão antiga que danificou a retina dele. Para "equilibrar" o personagem eu peguei o estilo de luta "visão as cegas" do Tasha que me permite ver tudo em um raio de 3m e dei óculos escuros para o ele permitindo ele ver normalmente durante o dia com eles, claro que com a penalidade de que se o óculos quebrar eu não consigo abrir os olhos por causa da luz me limitando a apenas os 3m de visão. Boa sorte ai com ele, mas posso saber algo que pode ajudar ele, se ele pegar humano variante ele pode pegar um talento no lvl 1, e o no tasha eu ACHO tem um talento de poder pegar um estilo de luta de guerreiro kkkkkk boa sorte