Ola a todos, tudo bem?
Eu me interessei bastante nessa magia, e queria conhece-la melhor, no entanto, não consegui achar muitos conteúdos explicando sobre ela, ou como ela funciona de maneira geral. Encontrei um site, que estará logo abaixo para quem quiser olhar, que cita um pouco sobre a finalidade, mais aí, eu fiquei com Quatro dúvidas?
Dúvidas:
"A muralha permanece no lugar pela duração. Se você posicionar a muralha de forma que ela passaria através do espaço ocupado por uma criatura, a magia falha e sua ação e o espaço de magia são desperdiçados". No caso as criaturas que devem entrar na muralha? Pq no site ele cita a criação da magia para ser envolta da criatura e mostra outras possibilidades...?
"mas um campo antimagia não produz efeito nela". Entendi que o campo de antimagia não suprimi a muralha, no entanto a 7 muralhas e a cada muralha há testes e dano, o que acontece nesse caso, a criatura toma o dano?
Essa é uma ideia! O mago dos escribas pode trocar o tipo de dano de uma magia por outra do mesmo círculo, nesse caso, se escolhesse lançar uma chuva de meteoros, alterando o dano para uma da muralha, seriam todas os danos que a muralha da?
Um conjurador múlticlasse de mago e feiticeiro, que tem a metamagia transmutada, onde ele altera o dano de uma magia por outro dano, poderia ser usada para alterar os da muralha?
muralha prismática
9º círculo, abjuração
Tempo de Conjuração: 1 ação
Alcance: 18 metros
Componentes: V, S
Duração: 10 minutos
Uma plano cintilante multicolorido de luzes forma uma parede vertical opaca – de até 27 metros [90 feet] de comprimento, 9 metros [30 feet] de altura e 2,5 centímetros [1 inch] de espessura – centrada num ponto que você possa ver, dentro do alcance. Alternativamente, você pode moldar a muralha numa esfera de 9 metros [30 feet] de diâmetro centrada num ponto, à sua escolha, dentro do alcance.
A muralha permanece no lugar pela duração. Se você posicionar a muralha de forma que ela passaria através do espaço ocupado por uma criatura, a magia falha e sua ação e o espaço de magia são desperdiçados. A muralha emite luz plena num raio de 30 metros [100-foot radius] e penumbra por 30 metros [100 feet] adicionais. Você e as criaturas designadas, no momento que você conjurou a magia, podem passar através e permanecer perto da muralha sem se ferirem. Se outra criatura que puder ver a muralha se aproximar mais de 6 metros [20 feet] dela ou começar seu turno lá, a criatura deve realizar um salvaguarda de Constituição ou ficará cega por 1 minuto.
A muralha consiste em sete camadas, cada uma de uma cor diferente. Quando uma criatura tenta tocar ou passar através da muralha, ela atravessa uma camada de cada vez, até atravessar todas as camadas da muralha. À medida que ela passa ou toca cada camada, a criatura realiza um salvaguarda de Destreza ou será afetada pelas propriedades daquela camada, como descrito abaixo.
A muralha pode ser destruída, também, uma camada por vez, em ordem de vermelho à violeta, pelos meios especificados em cada camada. Quando uma camada é destruída, ela permanece assim pela duração da magia. Um bastão do cancelamento destrói uma muralha prismática, mas um campo antimagia não produz efeito nela.
1. Vermelho. O alvo sofre 10d6 de dano ígneo se falhar na resistência ou metade desse dano se obtiver sucesso. Enquanto essa camada estiver no lugar, ataques à distância não-mágicos não podem atravessar a muralha. A camada pode ser destruída causando, pelo menos, 25 de dano gélido a ela.
2. Laranja. O alvo sofre 10d6 de dano de ácido se falhar na resistência ou metade desse dano se obtiver sucesso. Enquanto essa camada estiver no lugar, ataques à distância mágicos não podem atravessar a muralha. A camada pode ser destruída por um vento forte.
3. Amarelo. O alvo sofre 10d6 de dano elétrico se falhar na resistência ou metade desse dano se obtiver sucesso. A camada pode ser destruída causando, pelo menos, 60 de dano energético a ela.
4. Verde. O alvo sofre 10d6 de dano venenoso se falhar na resistência ou metade desse dano se obtiver sucesso. A magia criar passagem ou outra magia de nível igual ou superior que possam abrir um portal em uma superfície sólida, destroem essa camada.
5. Azul. O alvo sofre 10d6 de dano gélido se falhar na resistência ou metade desse dano se obtiver sucesso. A camada pode ser destruída causando, pelo menos, 25 de dano ígneo a ela.
6. Anil. Se falhar na resistência, o alvo ficará impedido. Ele deve então, fazer um salvaguarda de Constituição ao final de cada um dos turnos dele. Se obtiver sucesso três vezes, a magia termina. Se falhar na resistência três vezes, ela se torna pedra é afetada pela condição petrificado. Os sucessos e falhas não precisam ser consecutivos; anote ambos os resultados até o alvo acumular três de mesmo tipo.
Enquanto essa camada estiver no lugar, magias não podem ser conjuradas através da muralha. A camada pode ser destruída por luz plena emitida pela magia luz do dia ou uma magia similar de nível equivalente ou superior.
7. Violeta. Se falhar na resistência, o alvo ficará cego. Ele deve realizar um salvaguarda de Sabedoria no início do seu próximo turno. Um sucesso na resistência acaba com a cegueira. Se falhar na resistência, a criatura é transportada para outro plano de existência, escolhido pelo Mestre, e não estará mais cego. (Tipicamente, uma criatura que esteja em um plano que não seja o seu plano natal é banida para lá, enquanto que outras criaturas geralmente são enviadas para os Planos Astral ou Etéreo.) Essa camada é destruída pela magia dissipar magia ou por uma magia similar de nível equivalente ou superior que possa acabar com magias e efeitos mágicos.
1-A descrição da Muralha Prismática pode gerar alguma confusão, principalmente pela frase: "Se você posicionar a muralha de forma que ela passaria através do espaço ocupado por uma criatura, a magia falha".
Essa frase, isoladamente, pode sugerir que a magia não pode ser usada para envolver uma criatura, já que isso exigiria que a muralha "passasse através" do corpo da criatura no momento da conjuração. No entanto, a descrição posterior, que menciona a possibilidade de criar a muralha em torno da criatura, contradiz essa afirmação inicial.
Qual a explicação para essa aparente contradição?
Acredito que a chave para entender essa questão está na interpretação da frase "passaria através do espaço ocupado por uma criatura".
Interpretação Contextual: No entanto, considerando a descrição geral da magia e as diversas possibilidades de uso, uma interpretação mais flexível seria a seguinte: a magia falha se a muralha for conjurada de forma que interrompa o corpo da criatura, ou seja, se ela for criada cortando a criatura, dividindo-a ao meio, uma parte dentro da muralha e outra fora.
Por que essa segunda interpretação é mais plausível?
Flexibilidade: Permite uma maior variedade de usos para a magia, como envolver criaturas ou criar barreiras complexas.
Coerência: Segue a lógica de outras magias que envolvem a criação de barreiras ou campos de força.
Intenção do Designer: É provável que o designer da magia tenha intencionado criar uma ferramenta versátil, e essa interpretação mais flexível alinha-se com essa intenção.
Conclusão
Diante dessa análise, podemos concluir que:
É possível criar a Muralha Prismática em torno de uma criatura, desde que a muralha não interrompa fisicamente o corpo da criatura no momento da conjuração.
A frase "passaria através do espaço ocupado por uma criatura" deve ser interpretada como uma restrição à criação da muralha dentre o corpo da criatura, e não como uma proibição de envolvê-la.
2-A afirmação "mas um campo antimagia não produz efeito nela" significa que:
A própria existência da muralha não é negada pelo campo antimagia. A muralha continua existindo e suas propriedades mágicas permanecem intactas.
Os efeitos da muralha sobre as criaturas que a tocam ou atravessam não são anulados. Ou seja, as criaturas ainda precisam realizar os testes de resistência e sofrem os danos correspondentes a cada camada.
A criatura ainda sofre os efeitos de cada camada: Mesmo dentro do campo antimagia, a criatura terá que lidar com os danos e efeitos de cada camada da muralha, como dano elementar, cegueira, petrificação, etc.
A criatura não pode usar magias para se proteger ou destruir a muralha: Dentro do campo antimagia, a criatura não poderá usar magias para se proteger dos danos ou para tentar destruir alguma camada da muralha(seguindo a descrição detalhada de ambas as magias).
A muralha não pode ser dissipada por magias: A camada violeta, que normalmente pode ser destruída por magias como dissipar magia, permanecerá intacta dentro do campo antimagia.
Em resumo, o campo antimagia não afeta a própria existência ou as propriedades mágicas da Muralha Prismática. A muralha continua a ser uma barreira impenetrável e perigosa, mesmo dentro de um campo antimagia. As criaturas que tentarem atravessá-la ainda estarão sujeitas aos seus efeitos.
Por que isso acontece?
A Muralha Prismática é uma construção mágica muito poderosa e complexa. Ela é mais do que apenas uma manifestação mágica, é uma estrutura quase física com propriedades únicas. O campo antimagia, por sua vez, é projetado para suprimir magias ativas e efeitos mágicos. A Muralha Prismática, por ser uma estrutura mágica persistente, não é diretamente afetada pela natureza supressora do campo antimagia.
3/4-Trocando o Tipo de Dano
Mago dos Escribas: A habilidade do mago dos escribas permite trocar o tipo de dano de uma magia por outra do mesmo círculo. No caso da Muralha Prismática, não seria possível trocar o tipo de dano de todas as camadas, apenas de uma magia específica que você estivesse conjurando.
Mudança de Dano: O mago dos escribas, com sua habilidade de trocar o tipo de dano de uma magia, poderia, teoricamente, transformar a chuva de meteoros em um ataque que causasse um dos tipos de dano da Muralha Prismática.
Efeito sobre a Muralha: A questão chave é: isso afetaria todas as camadas da muralha ou apenas a camada que corresponde ao novo tipo de dano?
Interpretação: A resposta exata dependeria de uma interpretação mais profunda das regras e da intenção do designer da magia. Uma interpretação mais literal seria que apenas a camada correspondente ao novo tipo de dano seria afetada. Por exemplo, se o mago transformasse a chuva de meteoros em um ataque de fogo, apenas a camada vermelha (fogo) seria afetada.
Metamagia Transmutada: A metamagia transmutada funciona de forma similar à habilidade do mago dos escribas. Você poderia alterar o dano de uma magia que você conjurasse, mas não da Muralha Prismática em si.
a questão é se a alteração do dano afetaria apenas a camada correspondente ou a muralha como um todo.
Ambas as situações apresentam desafios interessantes e requerem uma análise cuidadosa das regras e das intenções dos designers. Em geral, é possível que tanto o mago dos escribas quanto o conjurador múlticlasse consigam alterar o tipo de dano de seus ataques para afetar a Muralha Prismática. No entanto, o efeito exato dessa alteração dependerá de uma interpretação detalhada das regras e do contexto da situação.
Consulta o seu Mestre: A decisão final sobre como essas interações funcionam deve ser tomada pelo Mestre do jogo, que conhece melhor a campanha e as regras específicas que estão sendo utilizadas.