Eu estou jogando com uns amigos e eu ainda não entendi como funciona o sistema de defesa/desvio, o mestre já tentou me explicar e eu ja tentei dar uma lida no livro dos jogadores e msm assim eu continuo não entendendo, alguém poderia me esclarecer isso ae pfv ?
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como funciona a defesa/desvio no D&D ?
como funciona a defesa/desvio no D&D ?
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O David explicou muito bem, mas vou dar o meu pitaco: Existe Classe de Armadura (CA), que no D&D 5e basicamente é "todos os recursos naturais de defesa do seu personagem". Este é um cálculo formado por 10 + armadura (se tiver), efeito da classe (certas classes tem uma regra diferenciada para influenciar a CA) e efeitos (equipamentos mágicos e magias). Um macete para calcular corretamente a CA quando se faz a ficha é determinar a armadura a ser escolhida e realizar o cálculo a partir desta, pois é o peso da armadura é o que determinará a CA inicial do personagem:
- Se o personagem usa armadura leve será 10 + Valor extra da armadura (1 ou 2) + Des;
- Com a armadura média será 10 + Valor extra da armadura (entre 2 e 5) + Des (não pode passar de +2 de atributo, ou seja, um personagem com 14 [+2] ou 16 [+3] terão o mesmo benefício numa armadura média);
- Finalmente, numa armadura pesada o cálculo será 10 + Valor extra da armadura (entre 4 e 8). Destreza não influencia a CA em armaduras pesadas e algumas armaduras pesadas exigem um certa quantidade de força que, se não cumprido, reduzirá o seu movimento em 3m.
Já a Esquiva/Desvio é uma ação que "concentra todo o seu esforço em desviar dos ataques", e por ser uma ação, ou você ataca ou desvia (e é por isso que poucos sabem ou se lembram de usar esse recurso, já que é quase sempre preferível atacar). O Monge é a única exceção: No nível 2, ele pode usar um ponto de ki para usar Esquiva como ação bônus, permitindo atacar e desviar no mesmo turno.
Vamos lá. Primeiro - de forma geral, a "defesa" é representada pela classe de armadura (CA) do alvo. Aí entra armadura, proteções mágicas (como armadura arcana ou a magia escudo, que é uma reação), destreza (dependendo da armadura, na pesada não entra, p.ex), habilidades de classe (como o bárbaro ou monge sem armadura), cobertura (estar parcialmente protegido por uma pilastra, p.ex), e por aí vai. Isso tudo entra na CA e é o número que o atacante precisa conseguir ou exceder na rolagem de ataque (D20 + todos os bonus apropriados) para acertar o alvo. Dito isso, existe "esquiva", que é uma ação que qq criatura pode fazer, ao invés de atacar ou fazer uma magia, p.ex. Qd vc usa essa ação, até o início do seu próximo turno ataques contra vc tem desvantagem (rolam 2 d20s, ficam com o pior).