Meus jogadores costumam criar personagens caóticos e egoístas (não necessariamente maus, o que é pior) para poder fazer o que quiserem nas aventuras, normalmente agem como se fosse um GTA medieval. Literalmente matam inocentes por besteira, falam um monte de m#rda na cara de nobres e reis e até os xingam, causam o caos em vilas e cidades por coisa pequenas, entre muitas outras coisas. Eu deixo e não puno muito (dentro do jogo mesmo), até porque o que vale é a diversão. Mas agora pretendo fazer uma aventura mais "realista" (no sentido dos atos dos jogadores terem consequências) e quero que foquem mais na interpretação também (coisa que falta e muito em nossos jogos). Por isso gostaria de corrigir essa falha. Minhas dúvidas são muitas: de forma geral, quanto tempo de prisão cada crime causa? Todos os crimes tem fiança ou só alguns? Qual o preço da fiança por crime? Que tipo de problemas insultar e tratar mal nobres ou reis causa? Cometer crimes ou fazer atos que são mal vistos em cidades e vilas podem atrapalhar os personagens em outras cidades ou capitais? Os personagens ficam famosos por serem "maus"? Tem alguma consequência fazer algo que vai muito contra a vontade ou aliamento dos deuses ou patronos dos personagens?
Eu gostaria de aplicar as consequências de forma proporcional, sem "sacanear" os jogadores (como por exemplo o fazendeiro que o jogador acaba de matar ser uma entidade milenar poderosa disfarçada kkk). Acredito que com as perguntas que fiz vou conseguir fazer os jogadores pensarem bem antes de fazerem qualquer coisa sem pensar, mas se tiver mais dicas aceito.
Você pode tentar fazer algo do tipo esquadrão suicida. Você pode prender todos eles por conta dessas atitudes, aplicar uma pena de morte, na qual para se safar terão que fazer uma determinada missão. Dai vc coloca um monte de sidequests, roleplay, mas sempre com aquela magia que foi colocada na cabeça deles e que pode explodir o cérebro caso façam alguma cagada mto grande. E acho que vc não deve ter pena em matar um personagem, isso traz uma emoção a mais aos jogadores.
Você tbm deve ficar de olho com o alinhamento. As vezes o caótico pode estar sendo interpretado como evil.
Hello hello, como mestre eu sinto imensa pena dos seus jogos serem com players que não focam muito na interpretação e meio que cagam pra o seu cuidado com o mundo. Primeiramente recomendo sentar e conversar com eles, explicar o seu lado e mostrar que você gasta muito tempo criando personagens e backgrounds que estão sendo mal utilizados pelos jogadores. Em relação a essas outras perguntas, se lembre que você é o mestre, sem saber o quão facilmente ou dificilmente os jogadores conseguem dinheiro no mundo eu não posso dizer quanto você deve cobrar por uma fiança, por exemplo. Em relação a por exemplo, insultar pessoas da realeza, isso normalmente no nosso mundo seria punido com pena de morte, sem nem muita conversa, o que pode até dar um gancho de aventura para os jogadores, mas que também pode matar um personagem sem muito problema, por isso eu acho que vale imensamente conversar com os jogadores, afinal, a diversão do mestre também está naquele pacote "o que vale é a diversão". Abraços :)
Resposta curta: não acho que vai dar certo - ou vc se diverte do jeito que eles querem ou acha outra mesa. Resposta longa:
Independente de regras no livro, atos devem ter consequências. Manter um mundo crível faz parte do seu trabalho como DM. Em caso de personagens religiosos, isso pode incluir alguma crise de fé, exigindo penitência, sem dúvida. Os mortos podem ter parentes, amigos. As autoridades reagirão, com a força da lei, etc. Você não vai encontrar muitas regras pra isso nos livros pq os livros oficiais assumem sempre que os jogadores serão os heróis - vilões são NPCs.
Isso dito, é bom prestar atenção no tipo de aventura que os jogadores estão querendo ter. Esse tipo de atitude o tempo todo indica que eles querem algo mais Hack & Slash, menos "drama e emoções". Talvez até prefiram uma campanha evil, onde eles são os vilões do jogo e cabe a você jogar heróis no caminho deles. Aventureiros seriam convocados para cuidar dos criminosos, ou até celestiais/dragões bons podem vir intervir e por aí vai.
Nesse caso, converse com os jogadores fora da mesa e resolva: ou eles se adaptam (pouco provável), ou vc se adapta (mas atenção, precisa ser divertido para você também!), ou vc troca de mesa. Não adianta tentar resolver um problema desses de estilos de jogo incompatíveis através de punições dentro do jogo - ninguém vai estar se divertindo, que é o único grande objetivo.
Ps: cuidado com a composição do grupo - é importante que estejam todos em uma "sintonia" parecida. Ou seja, evite misturar heróis e vilões, personagens good e evil. Esse tipo de coisa exige um nível de maturidade maior do que o que você costuma encontrar por aí.