Olá, estou criando um Half-elf Warlock Hexblade, estou com o objetivo de me especializar no combate com 2 armas, no entanto, foquei meus atributos em Carisma e Destreza, com drop em Força, existe alguma maneira de eu utilizar duas Armas Longas, sendo que o dano do segundo ataque é com o modificador de destreza ? algum feat, arma diferenciada ou ser multiclass ?
Oque acontece é que uso carisma no primeiro ataque e na segunda mão serei obrigado a usar uma arma leve para utilizar a destreza, estou querendo apelar demais ou existe algum jeito ?
Richard, para atacar com destreza a arma tem que ter "finesse". Uma espada curta resolve. É 1d6 e não 1d8 como uma espada longa, mas certeza que vc sobrevive a essa enorme diferença de 1 ponto médio de dano né? Lembrando que para combater com duas armas as DUAS armas tem que ser leves, repito abaixo o guia de combate de duas armas: Qq personagem pode combater com duas armas na 5a edição, usando duas armas de corpo a corpo com a característica *leve* (como a espada curta, por exemplo), uma em cada mão. Qd usa sua ação para atacar, vc pode atacar uma vez na ação bonus com a "outra mão". Contudo, esse ataque da outra mão na ação bonus não soma o atributo no dano.
O talento Dual Wield (Ambidestro) permite usar duas armas não leves de uma mão (como rapieiras ou espadas longas).
O estilo de combate "Combate com Duas Armas" (do ranger, fighter ou paladino) permite somar o atributo no dano da "outra mão".
Lembre que você só pode sacar uma arma como sua "interação grátis com objeto" do turno. Se estiver com as mãos vazias, só poderá atacar com duas armas no turno seguinte (o talento Dual Wield permite sacar duas armas no mesmo turno).
Note também que mesmo que tenha "Ataque Extra", o ataque na ação bonus usando duas armas continua sendo um só, independente de quantos ataques faça na sua ação. Além disso, Surto de Ação (do guerreiro) não dá outra ação bonus - nada no jogo dá.
Ps: Se a arma de corpo a corpo for arremessável (tiver a propriedade "thrown"), esses ataques podem ser de arremesso (p.ex, adagas).
Ps:
Quanto à estrutura de um turno
Durante uma rodada (6 segundos), que inclui o turno de cada criatura envolvida no combate, cada personagem tem, no seu turno, movimento, ação (que pode ser usada para atacar, p.ex) e, se tiver alguma habilidade/magia que possa ser usada em ação bonus, uma ação bonus. A fúria do bárbaro é um exemplo de habilidade que usa essa ação bonus, a ação ardilosa do ladino é outro exemplo. Existe também a reação, que acontece depois de um gatilho, e pode ocorrer durante o turno do próprio personagem ou durante o turno de outras criaturas. O ataque de oportunidade quando alguém sai da sua área de ameaça é um exemplo de uso da reação. Caso seja usada, a reação é recuperada no início do turno da criatura.
Ps2: caso o personagem ganhe "ataque extra" pela classe (p.ex, guerreiro, paladino, monge), quando ele usa a ação de atacar, ele pode atacar duas vezes. Isso é separado da ação bonus. Um personagem usando duas armas com ataque extra ataca duas vezes na sua ação com a "mão boa", e uma vez na ação bonus com a "outra mão" (ataque extra não altera o ataque da ação bonus, que vai ser sempre limitado a um ataque apenas).
Ps3: Note que vc pode dividir e organizar seu turno como quiser. Por exemplo, um guerreiro com ataque extra pode usar sua ação bonus para "recuperar o fôlego" (Second Wind), aí se movimentar 15 ft, atacar uma vez um inimigo, se movimentar mais 15 ft e atacar outro inimigo.