Oi Flávio, lembre-se que se você for um Caster (conjurador de magias), existem duas formas de atacar o inimigo com magia e dar dano. Se você quiser dá uma olhadinha nesses dois vídeos aqui que também explico um pouco sobre isso:
Fazendo Ficha de Mago D&D 5ª Ed.: https://www.youtube.com/watch?v=XYI3eWMusK0&t=2094s
Lá a partir dos 33 minutos falo sobre as magias também.
Como complemento em texto, segue as explicações das duas formas para acertar inimigos e dar dano com magias:
1ª) A primeira delas é quando é uma magia de ataque, neste caso, na descrição da magia vai estar escrito: ataque mágico. Isso significa que você deverá rolar o D20 e somar ao seu ataque mágico (ou spell attack = modificador do seu atributo + bônus de proficiência) e este resultado deverá ser maior que a CA do seu inimigo para acertar. Depois na própria descrição da magia terá as informações de quantos dados deverá rolar para o dano.
Exemplo: Se seu mago nível 3 (com modificador de inteligência +3) quiser soltar a magia Raio de Gelo, para acertar ele deverá rolar um D20 e somar ao seu spell attack que é 3 (int) + 2 bônus de proficiência. Esse número deverá ser maior ou igual ao CA do inimigo para acertar. Se o seu mago acertou, você rolará o dano da magia, de acordo com o exemplo neste caso será 1d8 de dano de gelo.
2ª) Existem as magias que para acertar o inimigo você precisará pedir para que o alvo role um Teste de Resistência - TR (ou Saving Throw - ST) de alguns atributos como destreza, constituição, sabedoria ou carisma. Se o alvo for proficiente em algum destes atributos poderá somar ao D20 o seu bônus de proficiência. A dificuldade do Teste de Resistência da sua magia é 8 + o modificador do seu Atributo de Magia (Iinteligência, Carisma ou Sabedoria) + o seu Bônus de Proficiência.
Exemplo: Seu MAGO vai soltar a magia Burning Hands (Mãos Flamejantes), essa magia diz que todos os que estiverem na área do cone precisam realizar um Teste de Resistência de Destreza.
Se o seu MAGO for do nível 3, e tiver o modificador de inteligência +3, o TR DEX será= 8 + 3 (int) + 2 (bônus de proficiência) = 13. Ou seja, todos que estiverem dentro da área precisam rolar um D20 + o bonus de proficiência (se tiverem proficiência em destreza) e este número deverá ser maior que 13.
Mesmo assim, muitas magias que exigem do alvo um TR dão a metade do dano se o alvo passar no teste. Ou seja, se o alvo rolou mais do que 13, ele vai tomar a metade o dano da magia. Se o alvo rolar menos do que 13 ele tomará todo o dano da magia.
Oi flávio, são duas coisas diferentes. Primeiro você rola para acertar. Essa rolagem é um d20, mais o modificador de um atributo (normalmente força ou destreza) + bonus de proficiência. Se conseguir um número igual ou maior à CA do alvo, você acertou. Se vc acertou, aí tem uma segunda rolagem que é de dano - o dano depende da arma sendo utilizada e vc costuma somar no dano o modificador do atributo correspondente (normalmente força ou destreza). Essa rolagem de dano é subtraída dos pontos de vida atuais do alvo.
Oi Flávio, lembre-se que se você for um Caster (conjurador de magias), existem duas formas de atacar o inimigo com magia e dar dano. Se você quiser dá uma olhadinha nesses dois vídeos aqui que também explico um pouco sobre isso:
Magias em D&D: https://www.youtube.com/watch?v=YzPCfNmh4d8&t=760s tempo do vídeo que começamos a explicar 17 minutos e 13 segundos.
Fazendo Ficha de Mago D&D 5ª Ed.: https://www.youtube.com/watch?v=XYI3eWMusK0&t=2094s
Lá a partir dos 33 minutos falo sobre as magias também.
Como complemento em texto, segue as explicações das duas formas para acertar inimigos e dar dano com magias:
1ª) A primeira delas é quando é uma magia de ataque, neste caso, na descrição da magia vai estar escrito: ataque mágico. Isso significa que você deverá rolar o D20 e somar ao seu ataque mágico (ou spell attack = modificador do seu atributo + bônus de proficiência) e este resultado deverá ser maior que a CA do seu inimigo para acertar. Depois na própria descrição da magia terá as informações de quantos dados deverá rolar para o dano.
Exemplo: Se seu mago nível 3 (com modificador de inteligência +3) quiser soltar a magia Raio de Gelo, para acertar ele deverá rolar um D20 e somar ao seu spell attack que é 3 (int) + 2 bônus de proficiência. Esse número deverá ser maior ou igual ao CA do inimigo para acertar. Se o seu mago acertou, você rolará o dano da magia, de acordo com o exemplo neste caso será 1d8 de dano de gelo.
2ª) Existem as magias que para acertar o inimigo você precisará pedir para que o alvo role um Teste de Resistência - TR (ou Saving Throw - ST) de alguns atributos como destreza, constituição, sabedoria ou carisma. Se o alvo for proficiente em algum destes atributos poderá somar ao D20 o seu bônus de proficiência. A dificuldade do Teste de Resistência da sua magia é 8 + o modificador do seu Atributo de Magia (Iinteligência, Carisma ou Sabedoria) + o seu Bônus de Proficiência.
Exemplo: Seu MAGO vai soltar a magia Burning Hands (Mãos Flamejantes), essa magia diz que todos os que estiverem na área do cone precisam realizar um Teste de Resistência de Destreza.
Se o seu MAGO for do nível 3, e tiver o modificador de inteligência +3, o TR DEX será= 8 + 3 (int) + 2 (bônus de proficiência) = 13. Ou seja, todos que estiverem dentro da área precisam rolar um D20 + o bonus de proficiência (se tiverem proficiência em destreza) e este número deverá ser maior que 13.
Mesmo assim, muitas magias que exigem do alvo um TR dão a metade do dano se o alvo passar no teste. Ou seja, se o alvo rolou mais do que 13, ele vai tomar a metade o dano da magia. Se o alvo rolar menos do que 13 ele tomará todo o dano da magia.
Oi flávio, são duas coisas diferentes. Primeiro você rola para acertar. Essa rolagem é um d20, mais o modificador de um atributo (normalmente força ou destreza) + bonus de proficiência. Se conseguir um número igual ou maior à CA do alvo, você acertou. Se vc acertou, aí tem uma segunda rolagem que é de dano - o dano depende da arma sendo utilizada e vc costuma somar no dano o modificador do atributo correspondente (normalmente força ou destreza). Essa rolagem de dano é subtraída dos pontos de vida atuais do alvo.