Olá sou um mestre relativamente novato e gostaria de saber como calcular o Nível de Desafio dos monstros para saber se a Party está pronta para enfrenta-lo.
A fórmula oficial para isso está no guia do mestre, e vc tb encontra sites como Donjon ou Kobold Fight Club que permitem que você monte encontros.
Isso dito, tem duas coisas que vc deve levar em consideração - uma é que o sistema é preparado para ter vários encontros no dia de jogo, gastando recursos ao longo deles. Um encontro "mortal" não é mortal se for o único do dia.
Na minha mesa eu costumo fazer um grande combate por dia ao invés dos vários recomendados pq acho tedioso (para mim e para os jogadores) ter uma série de encontros medíocres que não são realmente perigosos.
Nesse caso vc vai ter que aumentar bastante a dificuldade se quiser desafiar os jogadores, especialmente em níveis mais altos. Infelizmente isso é mais uma arte do que uma ciência, e vc só vai aprender com experiência.
Além disso, monstros sozinhos tendem a ser muito mais fracos pq os jogadores tem várias ações e ele só tem um turno - isso é amenizado por ações lendárias um pouco, e vc sempre pode colocar uns "minions" tb.
E aqui está um segredo: vc pode ajustar a dificuldade na hora do combate se fizer isso sutilmente. Por exemplo, vc pode mudar o HP total de uma criatura, ou fazer uma onda de novos inimigos entrar para ajudar os monstros, ou fazer algum ajuste nos ataques/habilidades deles... Sempre tenha em mão alguns truques para fazer isso (eu, por exemplo, adoro adicionar ações lendárias a monstros que normalmente não tem) - mas cuidado - não forçe a barra para salvá-los (deus ex-machina) pq isso vai tirar a diversão deles do jogo. É sempre melhor dificultar uma luta que era fácil do que o contrário.
A fórmula oficial para isso está no guia do mestre, e vc tb encontra sites como Donjon ou Kobold Fight Club que permitem que você monte encontros.
Isso dito, tem duas coisas que vc deve levar em consideração - uma é que o sistema é preparado para ter vários encontros no dia de jogo, gastando recursos ao longo deles. Um encontro "mortal" não é mortal se for o único do dia.
Na minha mesa eu costumo fazer um grande combate por dia ao invés dos vários recomendados pq acho tedioso (para mim e para os jogadores) ter uma série de encontros medíocres que não são realmente perigosos.
Nesse caso vc vai ter que aumentar bastante a dificuldade se quiser desafiar os jogadores, especialmente em níveis mais altos. Infelizmente isso é mais uma arte do que uma ciência, e vc só vai aprender com experiência.
Além disso, monstros sozinhos tendem a ser muito mais fracos pq os jogadores tem várias ações e ele só tem um turno - isso é amenizado por ações lendárias um pouco, e vc sempre pode colocar uns "minions" tb.
E aqui está um segredo: vc pode ajustar a dificuldade na hora do combate se fizer isso sutilmente. Por exemplo, vc pode mudar o HP total de uma criatura, ou fazer uma onda de novos inimigos entrar para ajudar os monstros, ou fazer algum ajuste nos ataques/habilidades deles... Sempre tenha em mão alguns truques para fazer isso (eu, por exemplo, adoro adicionar ações lendárias a monstros que normalmente não tem) - mas cuidado - não forçe a barra para salvá-los (deus ex-machina) pq isso vai tirar a diversão deles do jogo. É sempre melhor dificultar uma luta que era fácil do que o contrário.