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Boa noite rapaziada, queria saber mais sobre criar itens mágicos, mais especificamente poções,é possível um jogador criar esse tipo de item?
Boa noite rapaziada, queria saber mais sobre criar itens mágicos, mais especificamente poções,é possível um jogador criar esse tipo de item?
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Considera-se, no balanceamento do sistema, que itens mágicos sejam raros na 5a edição, e permitir a fácil fabricação/compra/venda deles pode desequilibrar o jogo. Se for permitir que criem/comprem itens mágicos, recomendo concentrar-se em consumíveis como pergaminhos/poções ao invés de itens permanentes, evitando particularmente itens permanentes com bonus numéricos de AC/acerto/dano (armas, armaduras).
Isso dito, *primeiro* você precisa de uma lista de preços decente. Essa é preparada por fãs (#homebrew) e faz sentido em grande parte, ao contrário da precificação terrível e arbitrária do DMG.
- https://drive.google.com/file/d/0B8XAiXpOfz9cMWt1RTBicmpmUDg/view
PS: A RedeRPG traduziu o pdf e tem uma versão em português no site deles - http://www.rederpg.com.br/2016/12/22/dd-5a-edicao-os-precos-dos-itens-magicos-do-dungeon-masters-guide/
Aí, uma vez equipado com uma lista decente de preços, vc precisa decidir quão fácil é construi-los, e se vc quer alterar a quantidade de GP em materiais por dia que se pode gastar, quem sabe fazer isso, etc. A primeira possibilidade é usar o processo descrito rapidamente no DMG na página 129.
A segunda possibilidade é usar o Unearthed Arcana que saiu de Downtime Activities (lembrando que essa regra aparece revisada no Xanathar's Guide to Everything):
https://media.wizards.com/2017/dnd/downloads/UA_Downtime.pdf e versão traduzida - https://www.rederpg.com.br/wp/wp-content/uploads/2017/07/UA-Tempo-Livre.pdf
Essas regras do Xanathar aparecem em um vídeo do canal - https://www.youtube.com/watch?v=D39tbIm3IMM&feature=emb_title
Eu acho as regras, mesmo as do UA/Xanathar, muito proibitivas para esse tipo de coisa - ninguém vai querer parar uma aventura por semanas para fazer um item simples como um pergaminho, p.ex. ou poção, trabalhando 8 horas por dia sem fazer mais nada.
Minha sugestão de regra da casa fica assim: permitir que o mago (ou ártifice, alquimista, ou herbalista, etc.) gaste um pouco dos seus descansos curtos/longos por dia (p.ex, quando ele está de guarda) trabalhando na criação de itens mais simples (talvez reduzindo a passive perception dele por estar distraído), gastando, p.ex., 30 GP em materiais por "dia" de trabalho - e vc pode ajustar esse valor diário para facilitar/dificultar se quiser. Usando os preços do sane_magical_prices, claro. Em quatro noites, daria para preparar (usando 30 gp por dia) um pergaminho de magia de nível 2. Isso já é bem razoável.
Lembrando, claro, que vc precisa decidir qual a relação entre custo/preço de mercado. O usual é 50% (então custaria 15 GP para cada 30 GP em progresso no exemplo acima).
Ps: lembre que pode ser interessante incorporar materiais especiais na sua campanha que sejam úteis para a criação de itens mágicos, dando ganchos interessantes para quests ou incrementando a recompensa por derrotar certas criaturas. P.ex, a essência destilada de um elemental da água pode ser útil para criar uma espada com encantamento de gelo (que diminua a velocidade de um inimigo, p.ex), ou o olho de um beholder pode ser usado para um item que proteja contra magias. Esse site criou uma lista de receitas para os itens do DMG - http://blogofholding.com/?p=7241.
Ps2: Pode ser interessante incorporar a tabela de complicações do Xanathar, talvez adaptando para uma certa quantidade de dias ao invés apenas de semanas.
Ps3: Caso vc queira tornar a comercialização mais comum no seu mundo, tem um cara chamado Rafael Castelo Branco que criou um pequeno guia para comercialização de itens baseado na geografia/tamanho da cidade, disponível para download "pague o quanto quiser" no DM's Guild: https://www.dmsguild.com/product/243320/Oficina-do-Castelo--Itens-Magicos
A criação de um item mágico é uma tarefa longa e dispendiosa. Pra começar, um personagem deve ter uma fórmula que descreve a construção do item. O personagem também deve ser um conjurador com espaços de magia e deve ser capaz de conjurar quaisquer magias que o item possa produzir. Além disso, o personagem deve atender ao nível mínimo determinado pela raridade do item, como mostrado na tabela Construindo Itens Mágicos. Por exemplo, um personagem de 3° nível poderia criar uma varinha de mísseis mágicos (um item incomum), contanto que o personagem possua espaços de magia e possa conjurar mísseis mágicos. O mesmo personagem poderia fazer uma arma +1 (outro item incomum), sem necessidade de uma magia em particular.
Você pode decidir que determinados itens também precisam de materiais ou locais especiais para serem criados. Por exemplo, um personagem precisaria de suprimentos alquímicos para preparar uma poção específica, ou a fórmula para uma língua flamejante poderia requerer que a arma fosse forjada com lava.
Alterações e Implementos do Xanathar na criação de Itens Mágicos
Você precisa ser proficiente em Arcanismo (Arcana);
Você ainda precisa ter a receita do item a ser criado, bem como arcar com seu custo (que é diminuído pela metade em casos de itens consumíveis);
Invariavelmente, um item mágico precisará de um item exótico para criá-lo. Tal item fica a critério do Mestre;
Outras pessoas podem lhe ajudar: divida o número de semanas pelo número de ajudantes. Entretanto, fica a cargo do Mestre determinar quantas pessoas podem ajudar a construir determinado item. Um anel, por exemplo, não deveria ser trabalhado por mais de duas pessoas.
Para começar, um personagem, precisa de uma fórmula para criar um item mágico. A fórmula é como uma receita. Ela lista os materiais necessários e as etapas necessárias para fazer o item. Um item invariavelmente exige um material exótico para completá-lo. Este material pode variar da pele de um yeti a um frasco de água de um redemoinho no plano elementar da água. Encontrar esse material deve ocorrer como parte de uma aventura.
Fabricando Poções de Cura. Poções de cura caem em uma categoria especial para criação de item, separado de outros itens mágicos. Um personagem proficiente com o kit de herbalismo pode criá-las. O tempo e o dinheiro necessários para criar tal poção são resumidos na tabela de Criação de Poção de Cura.