Olá! Estou com mais uma dúvida, hehe.
Vejo que somente em algumas classes como o Guerreiro, por exemplo, avisa quando o personagem adquire um ataque extra. Quando eu sei que outra classe, como o Ladino, Bruxo e etc ganha mais um ataque mesmo não avisando lá na descrição da classe? E se eu uso duas armas eu posso dar dois ataques (Exemplo: Ladino com duas adagas)? Minha mesa e eu estamos com essa dúvida, se puderem nos ajudar, ficaremos felizes :D
Muito obrigado, David. As coisas ficaram claras agora! :D
Tem classe que ganha ataque extra, e outras que não. É assim mesmo. As classes que não ganham ataque extra compensam isso de outras formas. Por exemplo, os truques básicos de dano de conjuradores aumentam o dano (Firebolt passa a causar 2d10 no 5o nível, p.ex). Classes como Ladino aumentam o dano de suas habilidades (ataque furtivo). Ou às vezes podem ganhar ataques adicionais por outros meios (p.ex, o caminho do frenesi para o bárbaro, ou a invocação da Thirsting Blade para o bruxo do pacto da lâmina).
Quanto a duas armas:
Qq personagem pode combater com duas armas na 5a edição, usando duas armas de corpo a corpo com a característica *leve* (como a espada curta, por exemplo), uma em cada mão. Qd usa sua ação para atacar, vc pode atacar uma vez na ação bonus com a "outra mão". Contudo, esse ataque da outra mão na ação bonus não soma o atributo no dano.
O talento Dual Wield permite usar duas armas não leves de uma mão (como rapieiras ou espadas longas).
O estilo de combate "Combate com Duas Armas" (do ranger, fighter ou paladino) permite somar o atributo no dano da "outra mão".
Lembre que você só pode sacar uma arma "grátis" por turno. Se estiver com as mãos vazias, só poderá atacar com duas armas no turno seguinte (o talento Dual Wield permite sacar duas armas no mesmo turno).