Meus jogadores não estão sabendo direito a economia de ações, ontem um feiticeiro5/monge1Aasimar voando queria ficar entrando e saindo da área de ameaça de 2 criaturas sem rolar ataque de oportunidade.
Em algum lugar da net ele leu que tem uma manobra onde ele faz um teste de destreza Vs um teste de destreza da criatura usando ação bônus para não receber AdO, Então ele atacava duas vezes e fugia com ação bônus usando essa regra. Hoje pesquisando não estou conseguindo encontrar nada parecido.
Alguém sabe me dizer se realmente existe esse teste Vs teste?
No cap.9 (Oficina do Dungeon Master) do DMG, pág.272, na seção "Opções de Ação" existe uma opção chamada "Movimento Acrobático" que pode ser a fonte dessa suposta manobra citada pelo player. Vou pôr o texto na íntegra como está na tradução da Galápagos:
"MOVIMENTO ACROBÁTICO
Uma criatura pode tentar realizar uma proeza acrobática no espaço de uma criatura hostil, esquivando-se e passando pelo adversário. Com uma ação ou uma ação bônus, a criatura em movimento faz um teste de Destreza (Acrobacia) resistido por um teste de Destreza (Acrobacia) da criatura hostil. Se a criatura que estiver realizando a acrobacia ganhar a disputa, ela pode se mover através do espaço da criatura hostil uma vez nesse turno."
Obviamente, percebe-se que o texto em questão não sugere que esta manobra opcional permite que o player se afaste de uma área ameaçada sem gerar AdO, o que pode ter sido produto de uma falha de interpretação.
E, finalmente, como um bom Dungeon Master, você pode considerar algumas manobras meramente opcionais e decidir por vetar seu uso na campanha, uma vez que a fonte da manobra em questão não é conhecida. Talvez seja oriunda de conteúdo homebrew.
Espero ter ajudado.
Não existe. Para evitar ataque de oportunidade existe a ação desengajar, que o ladino pode fazer como ação bonus, e o monge tb a partir do segundo nível de monge, gastando 1 ponto de ki. Note que desengajar não dá movimento adicional, ele ainda precisaria se aproximar e se afastar usando seu movimento normal.