Boa noite, eu estava lendo a descrição de uma arma mágica que usarei em minha aventura, Azagaia de Relâmpago, e me surgiu uma dúvida quanto ao acerto crítico e o dano crítico dessa arma. Segue a descrição da arma mágica:
AZAGAIA DE RELÂMPAGO
Arma (azagaia), incomum
Esta azagaia é uma arma mágica. Quando você a arremessa e fala sua palavra de comando, ela se transforma em um relâmpago, formando uma linha de 1,5 metro de espessura que se expande a até 36 metros de você. Cada criatura na linha, excluindo você e o alvo, deve realizar um teste de resistência de Destreza CD 13, sofrendo 4d6 de dano elétrico se fracassar na resistência, e metade desse dano se obtiver sucesso. O relâmpago volta a se transformar em uma azagaia quando alcança o alvo. Se atingir, o alvo sofre 4d6 de dano elétrico adicionais da azagaia. A propriedade da azagaia não pode ser usada novamente até o próximo amanhecer. Nesse meio período, a azagaia ainda pode ser usada como uma arma mágica.
Se o personagem arremessar a azagaia e falar a palavra de comando (ação livre, já que não está explícito na descrição se usa outro tipo de ação), um relâmpago será criado em uma linha de 1,5 metro de espessura e 36 metros (muita coisa), e quem estive na área de ataque, incluindo o atacante, deverão fazer um teste de resistência para saber se tomam metade do dano ou não. Caso acerte o alvo, ele recebe 4d6 de dano elétrico adicional. Então, se o resultado rolado no dado for um acerto crítico, todos os dados irão dobrar ou apenas o dado da azagaia e o do adicional elétrico irão dobrar, com o dano do relâmpago permanecendo o mesmo?
No segundo caso ficaria mais ou menos assim:
Azagaia - 2d6 de dano perfurante
Adicional Elétrico - 8d6 de dano elétrico
Relâmpago - 4d6 de dano elétrico (metade se passar no teste).
Correto. Ativar o relâmpago faz parte da ação de ataque, não consome nenhuma ação ou coisa parecida. Críticos não afetam dano que depende de teste de salvaguarda (veneno, p.ex). No caso seria 2d6 de perfurante mágico + 8d6 elétrico no alvo, e o dano do relâmpago continua 4d6 (metade se passar). Ps: o atacante e o alvo não fazem teste contra o relâmpago, que para antes do alvo. Note que vc só pode usar isso 1x por dia, e que a azagaia ainda segue as regras normais de arremesso, o que significa que no caso de um alvo na distância máxima (120 feet, 36 metros) o ataque é feito com desvantagem.