Olá pessoal, já joguei RPG no passado mas sou iniciante com D&D e ainda estou lendo o livro (eu leio devagar), vou mestrar para minha filha e filho.
Porem tem uma duvida que mesmo vendo vídeos e lendo alguns textos na internet não ficou perfeitamente esclarecida pra mim.
Algumas magias o conjurador não precisa rolar dados?
Magias como o truque Raio de Gelo exigem uma jogada de ataque, então nesse caso o jogador vai rolar os dados de ataque, correto?
Mas para magias que não pedem uma jogada de ataque, como por exemplo Misseis Mágicos ou Mensagem, dai o conjurador não precisa rolar nenhum dado? Ele simplesmente faz a magia?
Já aproveitando, outra duvida:
Em um combate, o Conjurador precisa gastar uma ação para conjurar(criar) a magia e só no próximo turno ele pode joga-la contra o adversário ou o ato de conjurar já está lançando ela no inimigo?
Desde já agradeço e perdoem se as duvidas forem muito obvias.
Muito obrigado pela resposta.
Considerando isso então, Mísseis Mágicos é uma magia que nunca acertará um crítico uma vez que não se rola dados pra lança-la?
Magias têm 3 tipos básicos, a descrição de cada uma vai te dizer qual se encaixa:
1 - Funciona automaticamente, ou com certas condições. Conjurou, aconteceu.
Um exemplo é o truque Luz. Não existe teste - você gastou uma ação para fazer a magia, a luz está lá. Mísseis mágicos, apesar de ser uma magia de ataque, tb entra nessa categoria, pq ele acerta automaticamente (note que pode ser bloqueado pela magia escudo arcano).
É claro que isso não funciona em caso de áreas antimagia, pode ser anulada por contramágica, essas coisas, mas isso vale para qualquer magia.
2 - O conjurador rola um ataque de magia - rola d20 e soma seu bonus de ataque de magia (modificador do atributo de conjuração+proficiência) para acertar a CA do alvo.
Acertou (total igual ou maior), rola o dano.
O truque Firebolt é um exemplo desse tipo de magia. Raio de Gelo é outro.
Note que, como qualquer outro ataque, um 20 no dado é um crítico - acerta automaticamente e dobra todos os dados de dano.
3 - Ela é resistida pelo(s) alvo(s) com um teste de resistência (saving throw, ou save)
O DC de magia, o número que precisa ser conseguido no teste de resistência do alvo, é 8+mod do atributo de conjuração+proficiência do conjurador, e o atributo usado no save é definido pela magia.
Exemplo: Fireball é resistida por um teste de resistência de dex dos alvos na área de efeito. Se o mago que conjurou a bola de fogo está no nível 5 e tem inteligência 16, a dificuldade desse save é 14 (8+3+3).
Em boa parte dos casos, o alvo passar no teste de resistência (rolar total igual ou maior) significa que toma metade do dano - a magia vai dizer. Quanto à outra dúvida - conjurar a magia faz efeito imediatamente, supondo que o tempo de conjuração seja de uma ação/ação bonus/reação. Algumas magias tem tempo de conjuração maior e aí só vão "acontecer" no final desse tempo de conjuração, portanto normalmente não serão conjuradas em combate.