Como um mestre iniciante , gostaria de apelar a sabedoria dos mais experientes com uma questão que me surgiu durante meus estudos para mestrar: " é muita presunção criar uma campanha inteira logo na minha primeira mesa? não seria melhor apenas utilizar um mundo que ja conheço?"
top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Uma duvida de um mestre iniciante.
Uma duvida de um mestre iniciante.
4 comentários
Curtir
4 comentários
Fórum
bottom of page
Minha dica é começar pequeno. Crie inicialmente uma vila ou cidade de tamanho medio, uma ou duas masmorras ao redor e o tipo de ambiente. Conforme o jogo for evoluindo naturalmente adicione cidades maiores, intrigas politicas, castelos, megadungeons, reinos, continentes, mundos e etc. faça com que o avanço seja organico. Dê liberdade aos seus jogadores e se permita improvizar.
Não é problema começar logo de cara com um cenário próprio. Mas comece devagar. Faça um esboço de como é o mundo, mas deixe bem curto. Não se preocupe em criar tudo de uma vez. Comece com os detalhes, intrigas, NPCs e criaturas que rondam uma área pequena. Como uma vila e suas cercanias. Aos poucos, conforme o jogo progredir, vá aumentando o escopo da história e crie seu mundo enquanto a campanha já estiver acontecendo. Isso vai impedir que você perca tempo criando enormes porções da campanha que podem nunca serem vistos pelos jogadores e ainda permite que você mescle suas ideais com os anseios dos jogadores.