Oi, bom dia ou boa noite,
Bem, eu recentemente comecei a mestrar novamente, após muito tempo sem mestrar, precisamente dois anos. Eu comecei uma nova mesa. Contudo, após algumas sessões, me deparei com problemas de criatividade sobre como avançar na trama ou explorar meu mundo. Ao meu ver, isso não se trata tanto de material de referência, mas sim da minha consistência em continuar minha narrativa, pois, às vezes, eu procrastino ou desanimo rapidamente com uma ideia que tive e anotei, tentando pensar em outra para colocar no lugar. Sei que é um erro meu e bem agravante. Então, quero dicas de como manter o ânimo, ter mais criatividade ou ter mais coragem de experimentar coisas novas. Caso você já tenha passado por isso, pode comentar, pedir dicas também ou falar sobre sua experiência.
Assista filmes, séries, animes(?), que você goste. Experimente assistir novos também, se for da sua vontade. Leia livros. Não tenha medo do plágio, mas procure usar apenas a inspiração da história ou dos personagens. Ler a parte do guia do mestre que fala sobre essa parte da narrativa também ajuda bastante. Tente refletir também sobre o que você mais gosta de fazer quando narra: criar tramas? Interpretar personagens envolventes? Combate?
Criar plots tbm é muito bacana. Ver a reação dos jogadores quando eles percebem que toda a visão deles sobre determinada situação ou personagem estava equivocada. Espero te ajudado.
Man, existem tantas nuanças no que você compartilhou que fica difícil definir uma causa.
Em todo processo criativo acontecem algumas barreiras depois de um tempo, isso é normal no processo. O que você tem que prestar atenção é no porquê disso. Quando você entender esse ponto vai ser mais fácil achar uma solução.
Alguns pontos que sempre ajudam no processo criativo é escrever algo e deixar de lado, depois de um tempo você volta e revisita o que escreveu, assim algo que parecia ruim antes, começa a ter uma cara nova. Outro ponto é consumir conteúdo, se você quer escrever músicas, ouça bastante música, se você quer escrever historias (Isso é o que os mestres fazem) você tem que ler/assistir fantasias. Terceira dica é, mantenha simples. Nunca complique demais sua história logo de início, mantenha-a simples e coerente, e adicione pontos ao passar do tempo, as coisas têm uma facilidade para se tornarem complexas com o passar da história de maneira natural, não há necessidade de dificultar o entendimento logo de início.
Como mestre, você tem uma dinâmica diferente de criação, você vai criar algo que ninguém vai se importar, você não vai criar algo e eles irão querer mais daquilo. Você tem que fazer um exercício de desapegar do que você criou, isso vale para todo e qualquer processo criativo.