Sou mestre a quase dois anos, já criei inúmeras tramas e conteúdo pra minha mesa principal, eu adotei um sistema de progressão bastante demorado com essa minha mesa, focamos em interpretação e na história, já criei dois mapas continentais com reinos e mitologias baseados em vários outros cenários, com todo esse conteúdo que da cerca de mais de 100 paginas escritas em anotações minhas, eu sempre achei que tinha mais potencial a ser explorado nos continentes de Valora e Asteria que foram as minhas criações em questão, e recentemente um grupo de amigos meus veio me procurar e disse que já tinha jogado algumas vezes D&D, e que tava procurando um mestre pra eles se aventurarem, eles me parecem ser incrivelmente dedicados e por fazerem parte do grupo de teatro comigo eu não duvido das atuações deles, o problema é que eu ainda não sei se incluir eles e um universo compartilhado com outra mesa é uma boa ideia, afinal, como eu nunca mestrei duas mesas simultaneamente, pode não ser algo positivo.
E então, na opinião de vocês, mestrar dessa forma comprometeria algo?
Olá Fábio. Vou falar por experiência própria, eu já narrei para diversos grupos em campanhas que estavam acontecendo na mesma época e no mesmo mundo. Não vejo problema algum, muito pelo contrário pois se você parar para analisar no mundo sempre existem muitas pessoas que se destacam e conseguem renome.
Essa é uma oportunidade de aprimorar seu continente, criando mais NPCs, histórias e deixar que mais jogadores interajam com sua criação. Eu creio que seu mundo só tem a ganhar.
Eu mesmo tenho um mundo que sempre utilizo para minhas aventuras, ele é enorme e rico em diferentes formas de culturas e histórias. Hoje em dia eu narro em épocas diferentes inclusive o que me permite criar os marcos históricos não apenas da minha cabeça mas com pessoas "livres" decidindo seus destinos e como isso afeta o mundo.
Apenas para ilustrar o quanto isso é incrível na minha opinião. Em certa aventura um grupo decidiu jogar de vilões e iniciaram uma grande guerra, um reino de terror e caos que durou mesmo após o fim dos personagens. Isso moldou toda uma parte do meu cenário e os mesmos jogadores, com outros personagens, em uma nova aventura décadas a frente conseguiram colocar um ponto final a esse problema.
Pra mim como mestre, ver esse arco surgir e se encerrar foi muito bom, é o que dá vida pro meu mundo e me mantém sempre escrevendo :)
Dependendo da quantidade de jogadores, você poderia juntar as mesas algumas vezes, afinal, em dois continentes inteiros, provavelmente há mais de um grupo de aventureiros, não acha? Enquanto isso, você traça os mesmo objetivo para as duas mesas, mas a história acontecerias em cidades diferentes, e nas horas de coisas importantes, as duas mesas podem se juntar, e compartilhar informações sobre o vilão final e outras coisas.
Espero ter ajudado : )