Quando vai fazer uso de alguma magia precisa usar 1 d20 para saber se a magia "funciona", mas depois li em algum lugar q isso só se aplica em magias arcanas, já para magia divinas como de druidas e clérigos não precisaria. Isso procede ? pq procurei no livro e n encontrei
top of page
Para testar esse recurso, visite seu site online.
4 comentários
Fórum
bottom of page
Vamos ver se for como interpretei as descrições dos livros. Existe rolagem para avaliar se o conjurador ou invocador obteve sucesso ao realizar, os gestos, as recitações, as pronúncias, o uso do material etc, para que ative a tal magia / habilidade mágica ou sobrenatural nata do personagem, por exemplo o "Raio de Gelo", seu personagem arcano está afim de derrubar um animal ou uma pequena besta alada, sendo um Mago 3ºNível com MOD INT +3, sua CD é 15, quer dizer na prática que você deve tirar no minimo na rolagem de 1d20 o valor de 10 ou maior para que você ative sua conjuração, tenha sucesso nisso, além disso terá de obter sucesso num ataque a distância para acertar o alvo em questão nesse exemplo o ser alado em movimento, Teste de Ataque em Distância, o que você usará seu MOD DES mais Proficiência mais 1d20, referindo novamente ao Mago 3ºNível que possui MOD DES +1 e Proficiência +2, temos como CD 15 para acertar o raio no alvo, então nesse exemplo que o jogador terá que tirar no 1d20 um valor de mínimo 12 ou mais para o alvo ser acertado, e assim for o jojador rola os dados de dano descritos na descrição da magia e se acontecer de obter sucesso crítico na rolagem de ataque faz-se o devido acréscimo da rolagem de dano.
Em resumo ativar magias de potencial ofensivo não é o grande problema num combate, o problema é obter sucesso sobre sua ação.
Magias como Escudo Arcano e Armadura Arcana devem ser ativadas em momentos em que o personagem está concentrado e o jogador deve realizar sua ativação e mantê-la através de rolagens de concentração, sendo iguais 1d20 mais MOD de habilidade. Isso resumindo de forma simplificada. Sugiro mais revisão sobre o assunto antes de abrir sessão de jogo. Sucesso com suas magias.
Acho que tu falando de ritual, o clérigos e druidas podem fazer isso, só que demanda mais tempo eu acho que é como se fosse uma magia preparada. Eles ficam tipo orando uns 10 min antes, e na hora da batalha eles usam a magia, sem gastar um slot de magia. Mas apensa algumas magias podem ser conjurada como ritual, acho que ta na descrição dela
No d&d 5e depende. Pelo oq eu entendi,
1- algumas você precisa fazer um teste de ataque a distância ou corpo a corpo, dependendo da magia. No raio de gelo é um ataque a distância por exemplo. Você joga o D20+proficiência+modificador da habilidade que você usa pra conjurar, mago usa inteligência, bruxo carisma etc. Se a soma for maior que a classe de armadura do oponente, a magia funcionou.
2-Algumas magias vc conjura e o oponente tem que passar em algum teste de resistência descrito na magia. Todas suas magias tem uma dificuldade, que é 8+proficiência+modificador da habilidade que você usa pra conjurar, por exemplo rajada de veneno, a criatura precisa passar em um teste de constituição (D20+modificador de constituição), se esse número for menor que sua dificuldade de magia, ela funcionou.
3- outras eu acho que não precisam de teste, apenas acontecem. Como o escudo arcano.
O modo como cada uma acontece tá descrito na magia
Você está falando de magias pra D&D 5a edicao?