Jogo a muito tempo com meus amigos, sou mestra principalmente, guardiã dos segredos obscuro do universo que governo.
Mas a questão não é essa, vejo que meus jogadores parecem ser tímidos, ter bloqueios mesmo depois de todo esse tempo jogando uns com os outros, tem algum bloqueio para tomar a liderança, criar personagens mais marcantes ao invés do mesmo guerreiro simplório que só sabe bater, ou o ladino que fica furtivo na batalha, ataca e rola furtividade.
Sei que há um problema pois quando trago um outro amigo que joga a muito mais tempo, ele se sobressai com uma maestria, cria personagens interessantíssimos, com uma interpretação e feitos em mesa que além de épicos são inspiradores e te faz querer jogar mais com ele. Não vou citar exemplos mas ele sempre é o jogador destaque no sentido de fazer personagens interessantes. E a questão é que pós mesa, meus jogadores regulares e eu ficamos rindo ou elogiando o que esse outro jogador faz, e me pergunto o que posso fazer para que meus jogadores se coloquem numa situação onde tenham que fazer algo maneiro.
Não sei se é erro meu, eu sempre tento pôr NPC´s diferentes para que haja maior interação e desafrontas na mesa, tento colocar situações onde eles tenham que ir atras das coisas e ainda deixo tempo livre para que eles façam o que quiserem, mas eles não fazem nada e parece que a culpa é minha.
Tem alguma coisa feita que posso utilizar, alguma sessão ou missãozinha ja preparada que funciona, algum NPC ou interação que os farão revelar o que tem guardado dentro de si?
Bjss
A Questão é mesmo os jogadores, mas pode ajudar se vc tentar narrar de uma forma mais animada e empolgante, otar uma musica de fundo e tudo mais. Se n der certo é meio vacilo falar isso mas se vc n guenta, trocar os players é uma opção. Geralmente isso acontece por falta de pratica msm, na minha opinião, pode ser outra coisa tbm...
(Mal ai, era pra ser so uma dica mas eu tenho uma comunidade no discord o pessoal é bem daora mas so tem 3 mestres, se quiser entrar:https://discord.gg/WD4wB4N)
Tem vários pontos a se analisar.
Esse pode ser o modo operante dos seus jogadores e talvez eles não mudem, eles tão confortáveis jogando assim e tão se divertindo.
Eles podem estar tímidos e com medo de tomar decisões.
O que eu ja fiz, quando comecei a mestrar para um grupo iniciante, era q cada sessão eu dava foco em 1 personagem, não esquecia os outros, mas deixava mais evidente q era hr daquele brilhar.
Exemplo: O grupo foi preso e era obrigação do ladino liberta-los. Eles iriam enfrentar um monstro muito forte, e eles somente conseguiriam com a liderança do bárbaro. Eles iriam enfrentar um feiticeiro, então eles precisariam da liderança do mago.
Vc pode pedir pra eles descreverem suas ações, e bonifica-los por isso.
Acho que isso é normal. Na minha mesa, tenho tanto jogadores que se sobressaem ao extremo, quanto alguns muito timidos. Normalmente, a forma que tenho para fazer os tímidos atuarem mais é dar algum foco narrativo neles (Dar uma das peças-chave da história para eles, fazer alguma coisa para sua história se conectar com a de outro personagem, entre outros).
Olha tenho quase certeza de que o erro não é seu, eu também era assim como seus jogadores... cada jogador tem como posso dizer '' tipos ''...
Um bom jeito de você sanar esse problema é você separar os mais tímidos da party e mestrar para cada um deles esteja com npcs ou um vilarejo todo forçando uma maior interação deles sem que nenhum outro se sobressaia mas pra isso acontecer eles dever estar separados