Eu quero mestrar. Já tenho o rascunho de uma história, já sei o plot e o que quero botar no meio... Mas eu não sei o que fazer agora.
Eu não sei que sistema usar. Eu queria um sistema que deixa os personagens livres pra determinar suas ações, porque senti que o DND (principalmente em batalha) é limitado a movimentos pré-moldados da ficha (porém eu posso estar completamente errado, essa foi minha experiência com minha primeira e única campanha com esse sistema). Eu pensei em usar Dungeon World porque eu sinto que dnd tem MTA coisa, mas eu tô incerto.
Eu pretendo usar menos batalhas e mais situações que os players tenham que usar a criatividade pra resolver. Em batalha, eu também queria dar a liberdade pra eles de não resolver as coisas só na base do dano, mas da esperteza tbm.
Além disso, não sei como eu iria distribuir xp, como montar uma batalha balanceada e entre outras coisas. Eu tô perdido nesse mundo de regras e nem sei por onde começar. Se alguém puder me ajudar nos comentários ou no meu discord: akemiesz#0167 eu agradeceria dms. Talvez seja besta minhas perguntas, mas eu realmente tô com dúvida porque parece um ngc mto complicado.
E aí tudo bem, eu tb sou iniciante nessa de mestrar. Às vezes eu tento pegar bem leve e modifico muitas coisas pois aprendo a mestrar para meus dois filhos. Há 15 anos atrás quando tinha iniciado com os "grandes mestres" das nossas aventuras só agora vi que eles faziam o que queriam. Nunca nada foi seguido à risca. Isso tb é ruim. Certas coisas se vc modifica no D&D vão estragar o jogo mas algumas coisas tem de ser ao gosto de quem mestra. Como to ainda no básico diria que o livro do mestre + livro do jogador + livro dos monstros + guia de xanathar para todas as coisas + costa da espada guia de aventureiros te darão todas as respostas. Vou te add no discord para enfim tentarmos sanar as dúvidas juntos.
Olá! Não sei se já resolveu a sua questão, mas o DW é um a ótima opção de sistema no quesito liberdade e volume de regras (são bem poucas se comparado a outros sistemas mais consolidados como DnD ou Pathfinder). Mesmo eu tendo já jogado e narrado em sistemas mais complexos, eu realmente gosto da proposta de foco narrativista do DW. Outras opções de sistemas seriam: FATE, Savage Worlds, e muitos OSR como DCC, The Black Hack, Old School Essentials, Knave, Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros. Mas se quer pegar um realmente leve e não tão letal para os PJs, vá de Dungeon World. Na grande maioria dos casos, não se preocupe muito com o nível de equilíbrio dos combates. A vida não é um morango! A partir da descrição da situação você pode deixar claro para os jogadores nível de perigo (quando descreve um ambiente com rastro de sangue e pedaços de corpos, armas quebradas, armaduras destruídas nesses mesmos corpos etc. ou mesmo quando os deixa ver a(s) criatura(s) em ação contra PNJs). Distribuição de XP cada sistema tem o seu padrão, mas você pode ignorar e aplicar evolução por encerramento de arco de história. Uma coisa que eu não curto é evolução do nada em minhas mesas. Para mim, o mago tem que encontrar um novo tomo ou ter tempo para pesquisar novas magias numa biblioteca, o guerreiro deve parar um tempo para treinar uma nova técnica etc. E aí, dentre aventuras, eu boto que passou uma semana ou um mês até a próxima, o que justifica o crescimento do personagem. Cabe dizer que certas situações acima podem acontecer durante a aventura. O mesmo mago pode encontrar um pergaminho ou antigo grimório de outro mago num baú de tesouro ou pegar de um inimigo e, quando tiver tempo, estudá-lo. Bom, esses foram meus 20 centavos. Espero tê-lo ajudado.