Saudações amigos rpgistas, adquiri recente um conjunto de livros do AD&D e fiquei na duvida enquanto montava uma ficha inicial de Arcano.
Quantas magias iniciais o Personagem possui?
Pelo que entendi seria 01 (tabela 21 progressão de magias) + modificador de inteligência.
É isso mesmo?
Desde já obrigado
top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Dúvida sobre Arcano AD&D
Dúvida sobre Arcano AD&D
4 respostas2 comentários
Curtir
6 comentários
Fórum
bottom of page
Muitíssimo obrigad
O livro do jogador de AD&D segunda edição diz literalmente o seguinte:"seu personagem começa a jogar com um grimoire contendo algumas magias de 1°nível. O mestre dirá exatamente quais." Eu particularmente achei as sugestões de @Diogostoso colocadas no post acima excelentes.
Normalmente eu faço o seguite como mestre, eu dou o primeiro dado de vida de todos os jogadores completo,inclusive o d4 do mago,com um bônus de +2 pontos de vida e então eu escolho 3 magias de 1° nível para os personagens que usam magia e deixo eles escolherem mais 2 ou 3 por conta própria. (E decido se aquelas magias serão aceitas por mim ou precisam ser trocadas)
O negócio do mago é o seguinte: eles NÃO são fortes o suficiente para saírem na porrada com ninguém, mas se tornam bastante poderosos quando sobem de nível, por isso eles devem ser personagens de apoio quando rolar um confronto, deixando o combate corpo a corpo para personagens mais fortes fisicamente.
Se quiser um mago mais forte você pode fazer um dual class mago/guerreiro, mago/ladrão ou mago/clérigo, se o DM permitir. Um ótimo mago desse tipo é o KIT "Bladesinger" para elfos...
A progressão de magias do mago está na foto abaixo.
Vou dar mais uma verificada no livro para complementar a resposta que você já recebeu mas a resposta acima está excelente e você pode usá-la como base tanto para criar magos genéricos quanto para ilusionistas e magos especialistas.👍👍👍
Oi desculpa estar só respondendo agora, depois de muito tempo de você ter postado. É que nessa parte é meio difícil alguém visualizar e apenas de vez em quando eu passo aqui, fiquei grato por você me responder uma questão também de AD&D, e caso você ainda estiver dúvida...
Existem 3 maneiras de magias iniciais do arcano em AD&D 2nd
Uma das ferramentas que você tem para controlar o poder dos magos é a escolha das magias disponíveis no começo do jogo. Cada mago começa com um grimoire, mas ele não tem informação sobre o conteúdo do livro. E você quem decide e, como Mestre, pode escolher entre várias soluções. Baseado na sua escolha, o jogador adquire magias (e seus reversos) para o grimoire do personagem.
Escolha do Jogador
A maneira mais simples de conceder magias a um mago é jogando a bomba de volta às mãos dele — pergunte-lhe quais efeitos ele gostaria de realizar. Enquanto o candidato a mago lhe diz os nomes das fórmulas que quer conhecer, faça-o jogar os dados para testar a chance de aprender magia. Se passar no teste, o jogador escreve o nome da magia na ficha do seu personagem. Se não conseguir, um de vocês dois deve anotar que o personagem não pode aprender aquela magia específica. Continue fazendo isso até que todas as magias do 1º círculo tenham sido testadas, ou até o jogador atingir o limite de fórmulas que o personagem pode aprender (dependendo da Inteligência). Desta forma, ele terá as magias que quiser, e que geralmente deixa o Mestre com um jogador satisfeito, mas causa algumas desvantagens.
Escolha do Mestre
Você pode automaticamente dar ao jogador Ler Magias e Detectar Magias, além de outros quatro efeitos de sua escolha. Assim, todos os personagens começarão o jogo com o mesmo número de magias. Não é necessário que todos tenham as mesmas magias, mas é bom se certificar de que todos tenham aproximadamente o mesmo poder. Não é preciso jogar os dados para ver se estes efeitos são aprendidos ou não — considera-se que o personagem os aprendeu quando ainda era um estudante das artes arcanas.
Colaboração Mestre/Jogador
Você pode deixar o jogador começar com 3d4 (ou até o limite da sua Inteligência) magias do 1º círculo. Duas destas são automaticamente Ler Magias e Detectar Magias, que todo mago aprende como parte de seu treinamento. As magias restantes podem ser escolhidas por você, pelo jogador ou aleatoriamente. Se você escolher as magias, certifique-se de estar dando ao jogador uma boa seleção, e permitindo que ele possa fazer várias coisas com elas. É importante ter certeza de que o jogador está recebendo algumas das magias que ele realmente deseja. Se o personagem é um especialista em alguma escola, você deve permitir que ele tenha um efeito específico de sua escola, automaticamente, além de Ler Magias e Detectar Magias. Todas as outras fórmulas devem ser aprendidas ou obtidas nos dados.
Subindo de Nível
Sempre que um personagem atingir um nível em que se pode aprender um novo círculo de magia, permita que ele aprenda um efeito desse círculo automaticamente. Você pode escolher a magia, deixar o jogador escolhê-la ou selecioná-la aleatoriamente
Resumo
Escolha do Jogador (o PC seleciona seus feitiços e os testes de DM para ver se eles foram aprendidos, e é repetido até que todos os feitiços de primeiro nível sejam escolhidos), Escolha do DM (o PC consegue ler magia e detectar magia , e quatro outras magias à escolha do Mestre), e colaboração Jogador / Mestre (o PC começa com 3d4 magias, duas das quais são ler magia e detectar magia). Observe que na primeira opção, ler magia e detectar magia não é fornecido.
eles selecionam dois feitiços quando alcançam um novo nível de sua escolha [se especializados, eles devem ser da escola de magia escolhida
*Obs: Embora esteja sempre falando mago é arcano, porque o arcano em inglês do livro é wizard e o mago é mage, e os dois é traduzido como mago em ptbr.
Espero ter ajudado