Salve a todos, boa tarde.
No momento to mestrando uma mesa para alguns amigos, a campanha de D&D 5.e Tormenta do Rei da Tempestade,
e tá tudo indo muito bem. São no total 7 jogadores, com classes distintas, alguns mais experientes, e outros que estão jogando o D&D pela primeira vez.
Acontece que na primeira sessão, no cápitulo em que os players chegam a Pedra Noturna, eles entraram em combate contra alguns monstros (Goblins e Worgs) e quase que a party inteira ia de ralo, eu literalmente tive que dobrar um pouco a lógica e regra do jogo pra todos não morrerem ali, poupando o saving throw de alguns 1 ou 2 players, e matando algumas criaturas (um dos goblins levantou a cimitarra pra cima e foi atingido por um raio e caiu morto KKKKKKKKKKK tava chovendo bastante).
Enfim, essa primeira sessão me deixou preocupado com a estratégia e gameplay dos meus jogadores, tentando reforçar a eles para terem uma melhor estratégia nos combates, se esconder, tomar cover ou aproveitar a mecânica da classe deles.
Acontece que ao decorrer das sessões, todos uparam pro nível 2 (por conta da mecânica de level up dessa campanha), e o powerup foi bem absurdo, chegando ao ponto do paladino DIZIMAR um boss da campanha com o ataque dele + divine smite.
Eu ainda me seguro um pouco durante os combates, não me aproveitando de arredores ou outras técnicas pra evitar deixar o combate muito díficil e acontecer algo com a party novamente como na primeira sessão.
Minha dúvida é, vocês acham que devo jogar/controlar os NPC's sem medo e da forma correta?
Como tem novatos na mesa, sinto que matar os personagens deles logo no início da camapnha seria desanimador e até desgastante pra eles, por passarem por todo o processo de criação de personagem novamente.
Ao mesmo tempo sinto que deve ter um desafio e que os jogadores devem sentir que as ações e eventos que ocorrem na campanha podem causar a morte deles.
Pode parecer algo fútil, mas é algo que tenho me questionado recentemente, não quero passar a impressão de ser aquele mestre que joga "contra" os jogadores, sempre tento jogar em prol deles.
Sua dúvida é a mais comum quando começa a mestrar. O pessoal já ajudou com as dicas, só vou complementar.
Primeiramente, existe uma diferença em mestrar para iniciantes e experientes. Você pode e, a meu ver, deve ajudar os novatos a aprenderem o que eles podem fazer em termo de ações. O sistema é relativamente simples no geral, mas existem muitas nuâncias que os novatos nem pensam sobre. A ajuda neste caso é sempre bem-vinda. Já quando mestra para jogadores experientes no sistema, você espera que eles vão lidar com a situação de maneira mais coerente com a mecânica do jogo.
O que você esta fazendo esta ok, não coloque um cenário muito complicado nesse momento, para eles não pensarem sobre isso. Depois que os jogadores estiverem lutando de forma coerente, comece a adicionar mais possibilidades nos combates.
O balanceamento de combates vem com o tempo, nem sempre seguir o que é proposto nas aventuras prontas, ou no sistema que o livro do mestre indica é a melhor forma para se balancear um combate. Você vai balancear os combates melhor conforme você ganha experiencia em mestrar. Eu não diria para você usar muito essa tática do raio no goblin kkkkkkkk.
O combate pode ser variável dependendo do que você quer, se eles estão matando o Boss muito rápido significa que eles estão fortes demais, ou seja, antes deles entrarem em combate você poderia atribuir um pouco mais de HP e dificuldade para ele. Se você não percebeu que eles iriam matar o Boss rápido demais é o que eu te falei, faltou um pouco de experiência em mestrar. Mas não se incomoda com isso não, aprender é um processo, e errar faz parte disso. Deixa claro para seus jogadores que você pode errar nessas questões também e vida que segue, deixar combates muito fáceis ou muito difíceis.
Lembre-se dnd é um jogo muito dinâmico, depender apenas das mecânicas fornecidas pelos livros nem sempre é suficiente e improvisar é meio que a regra de ouro.
O amigo ali deu boas dicas. Outra coisa que pode te ajudar:
O nível de estratégia dos inimigos deve condizer com sua inteligência, experiência, disciplina, criatividade, comportamento...
Humanoides e animais inteligentes atacrão com estratégia. Um tiranossauro-zumbi vai só avançar e morder.
A culpa também não é só sua. O balanceamento na 5e em geral é 'duvidoso" na melhor das hipóteses.
Depende do que você deseja. Se você quer que os personagens apenas avancem a campanha, pode seguir ajudando. Como há alguns jogadores aprendendo, você pode dar dicas para esses jogadores sobre o sistema. Afinal os personagens deles são treinados em batalha, eles não. Você também pode, avisar os jogadores sobre o que acontecerá se o personagem morrer. Ele vai voltar com um personagem nível 1? Ou do mesmo level que o antigo personagem estava, porém somente com itens padrão? Eles saberem da possibilidade de morrer, e da consequência disso, pode incentivar eles a tentar prezar mais pela vida dos seus personagens. Avise que eles podem recuar em algum momento da batalha. Eu sou experiente em RPG, porém só comecei a jogar D&E 5E há algumas semanas. Eu anotei todas as ações que meu personagem poderia fazer no seu turno. Ataque, esquiva, desengajar, etc... Isso pode ser uma boa dica para os novatos tbm. Peça para eles incluir as habilidades especiais das suas classes nessa lista.
Em poucos leveis eles vão estar mais acostumados ao sistema, e você finalmente vai ter combates estratégicos e emocionantes, mas deixe eles crescerem como jogadores primeiro.