eu sou um jogar não tão novato, mas na hora de rolar o dano eu só jogo os dados e é o mestre q diz quanto dano deu. gostaria de saber como funciona o combate básico.😄
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Como funciona um combate básico em DnD 5e?
Como funciona um combate básico em DnD 5e?
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PASSO-A-PASSO DO COMBATE
1. Determine surpresa. O Mestre determina se alguém envolvido no encontro de combate está surpreso.
2. Estabeleça posições. O Mestre decide onde todos os personagens e monstros estão localizados. Dada a ordem de marcha dos aventureiros ou a posição que eles declararam estar em uma sala ou outro lugar, o Mestre decide onde os adversários estão – qual a distância e em que direção eles estão.
3. Jogue iniciativa. Todos os envolvidos em um encontro de combate jogam a iniciativa, determinando a ordem dos turnos dos combatentes.
4. Jogue os turnos. Cada participante em batalha joga seu turno na ordem da iniciativa.
5. Comece a próxima rodada. Quando todos os envolvidos no combate jogaram seus turnos, a rodada termina. Repita o passo 4 até que a luta acabe.
Quando você realiza sua ação em seu turno, você pode escolher entre uma das ações apresentadas, (Ajuda, Atacar, Conjurar uma Magia, Desengajar, Disparada, Esconder, Esquivar, Preparar, Procurar, Usar um Objeto) uma ação que ganhou da sua classe ou característica especial, ou uma ação improvisada.
Mas creio que a sua dúvida é na realização do Ataque e não o que fazer em um combate...
Igualar ou Ultrapassar a CA
Para realizar uma jogada de ataque, jogue um d20 e adicione os modificadores apropriados. Se o total da jogada, somado aos modificadores, igualar ou ultrapassar a Classe de Armadura (CA) do alvo, o ataque acerta.
Modificador de Habilidade. O modificador de habilidade usado para um ataque com uma arma corpo - a - corpo é a Força, e o modificador usado para um ataque com uma arma à distância é a Destreza.
Armas que possuem a propriedade Acuidade ou Arremesso quebram essa regra. Algumas magias também requerem uma jogada de ataque. O modificador de habilidade usado por um ataque de magia depende da habilidade para conjurar magias de quem as conjura
Bônus de Proficiência. Você adiciona seu bônus de proficiência nas jogadas de ataque quando está usando uma arma que é proficiente, bem como quando ataque com uma magia.
Para calcular o bonus de ataque é o seu modificador de FOR ou DES (depende da arma, como explicado logo acima + Bônus de Proficiência (Se você for proficiente com a arma).
E para calcular o Dano bônus é apenas o modificador de FOR ou DES, depende da arma.
• Para ataques com armas corpo-a-corpo, você usa seu modificador de Força nas jogadas de ataque e dano. A arma que possuir a propriedade acuidade, como uma rapieira, permite usar seu modificador de Destreza ao invés disso.
• Para ataques com armas à distância, você usa seu modificador de Destreza para jogadas de ataque e dano. Uma arma que possuir a propriedade arremesso, como uma machadinha, permite usar seu modificador de Força ao invés disso.
Para rolar o Ataque é d20+bonus de ataque e o Dano é o dado da arma + dano bonus
Espero ter ajudado :)