Irei mestrar uma campanha de D&D 5E e já comecei a escrever. Basicamente, os aventureiros devem procurar um rei que desapareceu em uma terra cheia de monstros, porém, antes devem comprar equipamentos na capital. O general que guarda os portões da capital garantiu desconto nas compras e, quando o grupo entrar na loja, o vendedor cobrará 400 PO e um favor. Foi aí que empaquei, pois não consigo pensar em como eles podem ajudar o vendedor.
top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Como fazer uma sidequest interessante?
Como fazer uma sidequest interessante?
4 respostas1 comentário
Curtir
4 comentários
Fórum
bottom of page
Fazer sidequets, creio eu é bem mais simples do que você imagina, você escolhe um jogo com elementos de RPG, por exemplo The Witcher, Dark Souls, Fallout ou The Elder Scroll.
Mas sendo mais específico, existe vários tipos de sidequests, aquelas conectadas com a quest principal, aquelas conectadas com outras sidequests, ou aquelas independentes que não necessitam.
Lembrando que muitas sidequests começam através de NPCs, outras por conveniência ou evento, tipo, o jogador cai em um buraco e agora tem que escapar de lá, ou ele é emboscado e decidi perseguir os emboscadores ou é derrotado e preso dentro de uma cela na fortaleza deles.
Claro, tem que sempre ter em mente que seu jogador pode ser um filho da mãe, e ignorar totalmente o Chamado para a Aventura, se for esse o caso, jogue essas sidequests obrigatórias(Convenientes) de vez em quando de forma sutil para força-lo a usar o raciocínio lógico e criatividade para solucionar os problemas.
Ok, voltando para alguns tipos de sidequests de forma resumida:
Sidequests Conectadas com a Quest Principal: "Seu grande objetivo é derrotar tal vilão, mas pra isso você precisa de uma navio".
Sidequests conectadas com outras Sidequests: Sidequests do Ferreiro: "Você precisa de um ferreiro, porém ele precisa de alguém que forneça os materias para ele". - "Ao falar com um nobre mercador, ele decidi fornecer os materiais para o tal ferreiro, se você antes ajuda-lo com outros problemas".
OBS: Crie e Use as necessidades do personagem do jogador para joga-lo nas aventuras.
Sidequests Indepedentes: "Enquanto caminha pela cidade, você percebe uma figura encapazuda te chamando".
Criando Necessidades: Fome; Dinheiro; Sede; Reputação(para talvez ter mais comércio e oportunidades dentro das cidades); Perigos(Segurança); Traumas; Vícios; (Lembrando que o próprio jogador pode adicionar suas próprias necessidades ao jogo, facilitando a vida do mestre, mas se seu jogador for raso ou iniciante, não tem jeito, vai ter que jogar o mundo encima dele).
Usando Necessidades: Além de adicionar e usar as necessidades do personagem do jogador, você também pode adicionar essas necessidades aos NPCs ou aos assentamentos ao qual eles estão incluso, tipo, o problema de uma cidade pode ser fome, e eles tem tentado entrar em contato com outros assentamentos para lhe fornecerem alimentos ou os alimentos não estão chegando devido a ataques durante o transporte.
Saiba a onde sua aventura vai se passar: Se for numa cidade, pesquisa como surgem cidades e seus funcionamentos; Se for em Ambientes Selvagem ou inóspitos, pesquise sobre animais, plantas e o bioma ao qual eles estão incluso; Se for uma Masmorra, saiba por qual objetivo ela foi feita; por que ela está? Por que ninguém descobriu ela ou por que ninguém não se arrisca a entrar; quem é o seu criador? (Lembre de misturar os cenários, se a masmorra é num deserto de areia, encha de areia a masmorra, e até mesmo faça armadilhas naturais ou improvisadas devido a areia).
É o general Silas? brincadeira. Sempre é uma boa ideia trazer algo do backgroud de um personagem para ter conexão com a side quest (um npc, um item ou um lugar conhecido), o que pode surpreender os jogadores.
Você sempre pode pedir para os jogadores fazerem uma escolta de caravana, viajar para uma vila escoltando uma caravana em uma terra cheia de monstros levando objetos caros, mas sem utilidade para os jogadores (Caso eles pensem em roubar),então você tem a base para uma missão em que você pode selecionar quase qualquer tipo de monstros para ser inimigos.
Acaba fazendo sentido com um favor para o mercador mercador já que ele tem mais a lucrar com a caravana que vai trazer itens de uma vila, do que o que ele vai ter que dar de recompensa para os jogadores.
Dentro dessa ideia você pode escolher o produto que mais faça sentido, os inimigos e talvez até adicionar um problema na vila em que eles vão para escoltar a caravana.
Crie uma lista com "Tipos de NPC's" que você gostaria em sua cidade, por exemplo: "Colecionador: Deseja um matirial ou objeto específico que fica em local X mas não posso ir eu mesmo buscar porque é um local perigoso e eu tenho que ficar na cidade cuidando dos meus negócios". Ou então você fala que tem uma praga na cidade, que algo ruim acontece toda semana por causa de uma criatura específica, fazendo com que a cidade não funcione corretamente, o jogador precisa resolver alguma situação para receber alguns serviços da cidade (Igual acontece nos jogos do Pokémon, o líder do GYM nunca está presente, você tem que resolver os problemas locais)