Olá aventureiros!
Estou com uma dúvida, quero jogar RPG em um cenário de fantasia medieval, porém gostaria de uma jogabilidade semelhante a do sistema de Vampiro a máscara, com foco na narrativa e nas interações entre personagens, com o mínimo possível de combate.
Se puderem me sugerir algo que atenda as espectativas seria ótimo.
Desde já agradeço!
Combate não é regra. Embora parte do sistema (qualquer sistema) pense nele como um possível clímax de uma investigação. Por exemplo, descobrir que o Sacerdote do Templo é na verdade o vilão por trás de apedrejamentos em uma pequena vila. Dessa forma, os PJs poderiam se voltar contra o sistema corrupto de fanatismo e cegueira e começarem sua jornada tendo renome por terem liberto a tal vila. E assim, sim, um combate contra os Sacerdotes (Clérigos) de uma antiga ordem que já foi virtuosa. Renome e gratidão? Sim. Mas inimigos também. Seria um ótimo arco de campanha para os primeiros níveis. Os Mangás tornaram os combates triviais. Onde por tudo e por nada, jovens imprudentes gritam e se degladiam. Nos rpgs o combate tem que ser algo parte de um todo. Ou inevitável ou o clímax de um arco maior.
Cypher System.
Tem 13ª ERA, que é baseado em D&D mas possui algumas mecânicas narrativas que talvez agrade.
Outro sistema pode ser Numenera, tem um foco mais de exploração do cenário do que combate em si. Pode utilizar com um estilo mais medieval.
Um dos pilares do D&D e o combate. Sugiro explorar outro sistema como o proprio Storytelling pra jogos com enfoque em menos combate.