Eu jogo RPG há algum tempo e percebo que a maioria dos sistemas utiliza dados para calcular o dano, em vez de um valor fixo. Tenho um amigo que criou seu próprio sistema e optou por usar dano fixo, o que me fez pensar: por que e como os sistemas escolhem entre dados de dano, dano fixo ou outras mecânicas relacionadas?
top of page
bottom of page
Boa pergunta!Minha visão sobre esse assunto é a seguinte: Os sistemas de RPG usam os dados pra representar a imprevisibilidade dos acontecimentos. No caso do D&D 5e, por exemplo, os dados não indicam apenas o dano fixo de uma arma, mas sim o potencial de impacto de um golpe. Esse é o ponto chave da questão. Tudo isso pra dar escopo
Pense em uma espada longa: se usada com uma mão, ela causa 1d8 de dano, mas se for empunhada com as duas mãos, esse valor sobe para 1d10. Isso não significa que a espada ficou mais afiada, mas sim que o golpe pode ser mais forte. O mesmo acontece com armas maiores, como a espada montante (2d6) e o machado grande (1d12). Embora ambos possam causar até 12 de dano, a espada tem uma distribuição mais estável (mínimo de 2, máximo de 12), enquanto o machado pode ser mais imprevisível (mínimo de 1, máximo de 12). E se vc pensar num crítico, estatísticamente falando, 2d12 tem muito mais chances de cair nos extremos (2 ou 24) do que 4d6 (que tem a tendência de combinações mais na média pela quantidade diferentes de dados). Aqui está uma tabela do nosso amigo GPT para ajudar a visualizar.
E é aí que entra a interpretação do mestre. Se um ataque com poucos dados causa um dano alto, pode-se narrar como um golpe certeiro e preciso, talvez uma adaga cravada no ponto exato. Se um ataque massivo rolar um dano baixo, pode ser descrito como um golpe de raspão, onde o impacto foi reduzido por um erro no movimento ou amortecido por alguma armadura, só deixar a imaginação viajar.
No fim das contas, o que manda é cada ocasião. Dá pra usar os valores fixos também, se vc pensar que cada dado tem um valor médio, como visto na tabela. Usando esses valores, não muita tanto em escopos menores. (Mas com valores médios, um crítico full damage, quando todos os dados caem no valor máximo, nunca existirá!)Respostona, quando virar filme tu assiste.