Mestrei uma sessão inicial de SotDL e de inicio eles estavam gostando enquanto as cenas era mais narradas do que exploraveis pelos jogadores, peguei uma base no inicio de Skyrim, porém do meio pro fim só piorava, um dos jogadores se separou de uma maneira estúpida, e os outros apanharam muito para alguns guardas que coloquei, tirando outros detalhes técnicos que eu esqueci e adicionou pontos negativos, e fiquei com isso na cabeça.
Pedi o feedback deles logo após e eles sendo péssimos em comunicação me disseral uma ou outra coisa útil mas eu consegui pensar por conta própria o que eu fiz de errado principalmente.
Porém uma grande questão me prendeu, mestrar desanimado, pensando que talvez você seja incapaz realmente torna a sessão pior, talvez por que você como mestre não se empolgue e isso acaba afetando o ritmo e os jogadores que ficam mais parados e estagnados acabando ficando com tédio, que foi visível numa das jogadoras que falou que estava com sono, eu fiquei mal e quero saber sobre isso de mestrar desanimado.
Olá, bom realmente mestrar não é nada fácil no começo, mesmo quem tem experiência de anos sente dificuldade muitas vezes por infinitos motivos.
Sobre o jogador sair e for fazer outra coisa é algo clássico, mas não tão difícil de resolver. Primeiro pense que o jogo é para todos, então tente divertir aquela pessoa não somente a cortar, mas ele também precisa saber que o jogo deve ter um foco. Não há problema NENHUM em você falar: "Po galera parou a zueira ai na cidade, bora fazer a missão".
Você se cobrar muito e querer a sessão perfeita é um surto coletivo que nós temos, então tente sempre ser menos cruel consigo mesma.
Eu achei excelente você estudar e pesquisar coisas novas, isso mostra o quanto você se esforça e isso significa que você realmente gosta disso. Tente não criar muitas expectativas do que vai acontecer, eu mestro a 3 anos e as vezes tenho esse problema. Eu fui mestrar um jogo da nossa campanha de Curse of Strahd e o jogo que era pra ser tenso e sinistro foi bem engraçado depois de um certo ponto. O povo simplesmente parou o jogo para comer e conversar.
Esse tipo de coisa pode acontecer, e até é saudável vocês terem momentos de amizade mesmo, mas cabe a você entender isso e eles também. Se eles estiverem realmente extrapolando e dificultando o jogo recomendo você ser sincera com eles.
Caso o grupo seja chato ou desinteressado, procure outro isso é a coisa mais natural do mundo, e não se aplica a só o RPG.
-------------------------------------------
Mais uma coisa, o meu grupo adora sair para comprar produtos, ir em lojas e conhecer cidades e NPC'S. Assim sendo, muitas vezes ficamos muito tempo comprando itens, conversando com vendedores, rolando tesouro aleatório e negociando as coisas, é muito gostoso essa parte do RPG para a gente e TA TUDO BEM.
Cada pessoa se diverte da sua forma, eu por exemplo não gosto muito de ficar atoa na taverna, mas lutar em um ringue na rua, sair para abater carteiras, ou competição de bebida é muito mais divertido para mim.
Espero que consiga se sentir melhor para mestrar e sobre o seu grupo. Boa sorte e fique bem.
Eu inclusive estou pesquisando e treinando formas de narração em batalhas que acho que é meu ponto mais fraco num sentido geral, mas estou revendo vídeos e lendo pdf´s com mais dicas e praticando com minha imaginação no tempo livre pra quando chegar lá conseguir narrar de forma mais atrativa para eles, tanto no sentido de narrar os combates quanto no combate como um todo, inimigos, cenário que vão lutar, por que estão ali e como vai ocorrer, talvez de para dialogar, esses detalhes que já vi a respeito mas uma hora teria que pôr em prática
O começo pode ter sido difícil por falta de experiência, mas saiba que os jogadores influenciam muito no jogo também, o Anderson falou aqui sobre você precisar carregar tudo nas costas, mas não é bem assim. O jogador que se separou não queria o " trabalho em equipe " que legal no rpg, talvez isso que tenha te atrapalhado. Narrar duas cenas que acontecem ao mesmo tempo complica muito as coisas, e veja bem quantos jogadores estão na mesa, você e mais 3 acho que já é um bom começo, mais que isso causa um problema de tempo mesmo, " estou com sono " não é um problema da narrativa, mas um problema de tempo. Ficar esperando 10 ou 15 minutos para chegar sua vez é bem chatinho no começo. Outra coisa foi presencial o jogo? ou via discord, chamada de voz e tal. Existem outras formas de narrar também o play by forum ou o rpg de texto que é dinamico ou aquele que tem um ritmo lento. Eu mesmo Narro esse rpg de texto rápido que é bem nichado e pouca gente aparece para jogar. Talvez você só precise descobrir o que é mais divertido para você :3
E ai Julia, tudo certo? Quando vc diz "mestrar desanimado" quer dizer desanimado de maneira geral? tipo cansado, etc ou desanimado da aventura/grupo com o qual está jogando? Eu acho que em ambos os casos impacta sim, pq quem traz pra mesa as coisas da aventura é o mestre.. então tudo passa pelo filtro dele. Se caso está desanimado, você vai transparecer isso. O agravante que eu acho é o seguinte. Caso vc esteja jogando simplesmente desanimada, no sentido de cansada após um dia de trabalho longo, etc... o impacto é X, mas se está jogando ja desanimada com a aventura em sí e/ou grupo, ai o impacto é bem maior (2X, 3X ... 10X, etc). Eu te recomendaria rever isso ai. Vc disse que conseguiu ver por si só o que fez de errado como mestre, imagino eu que com a parte técnica e forma de narrar tu já sabe oq fazer.. meu ponto é só esse de desânimo mesmo. Eu evito jogar em dias de semana pq me sinto cansado do trabalho, etc... ai curto mais às sextas e finais de semana... pq acaba impactando sim na mesa. Meu ponto de vista, se entendi certo. Enfim, bons jogos ae e boas rolagens!