Bom, chega a um ponto em que fica difícil pensar em coisas simples que podem acontecer para explicar a ausência de um personagem. Coisas que não anulem o poder de decisão desse personagem (como DM, não quero decidir que esse personagem foi sei lá onde, pq ele que sabe onde foi).
Já desmaiei algumas vezes um deles (que está amaldiçoado, por isso é fácil nesse caso).
Mas os outros, acho mais difícil. Já aconteceu uma vez de, no nosso grupo do WhatsApp, o drow dizer que queria abrir um portal mas não tinha um ingrediente. Eu aproveitei esse gancho e na aventura que ele não foi, ele tentou abrir o portal sem o ingrediente, e foi parar num plano estranho. (aqui tomei a liberdade, porque ele realmente queria abrir o tal portal)
Também já aconteceu de eu deixar a personagem na estalagem dormindo.
Já raptei por um grupo de 8 orcs (e na aventura que não foi, estava simplesmente desaparecido. Na outra quando foi, apareceu desacordado amarrado a uma árvore, com orcs a volta).
Mas queria mais ideias legais.
Conto com a criatividade de vocês! :)
Existem várias soluções realmente. Eu tenho problema quando a gente para a sessão no meio de uma masmorra. Aí a saída que eu tenho é o personagem dizer que vai ficar na porta vigiando.
A depender do jogador uma 1ª falta eu tolero, mas já aviso para q ele evite faltar, levo ele normal e até dou algum Xp para o personagem SE ele fez por merecer tanta consideração! TODAVIA, mas, porém, Nem todos os jogadores agem com consideração com o grupo! Já sequestrei personagem de jogador, já raptei, e até já o fiz se perder pura e simplesmente. (obs: rapto se diferencia do sequestro por q o 1º tem finalidade SEXUAL, já o segundo nunca tem essa finalidade) [Sim como sou um jogador da geração XEROX, usava o SEX-guide qdo mestrava tanto na 2ªed como na 3.5ª.] Será q fizeram alguma atualização daquele guia para alguma dessas edições mais novas? HAHAHA ...
Um personagem religioso poderia ter uma visão divina sobre algum assunto, e partido para investigar. Um personagem ligado a nobresa ou realeza poderia ter recebido uma convocação direta, provavelmente por arautos reais, para a participação de festejos, cuja sua presença e indispensável e imediata, sendo passível de alguma punição em caso de não comparecimento. Um personagem com relações com a natureza pode ter recebido sussurros das forças naturais sobre algum desequilíbrio natural em alguma área e sentiu-se compelido a ir ajudar. Um personagem lutador ouviu sobre um grande torneio, e largou tudo para participar e testar suas habilidades... muitas idéias podem ser usadas a depender dos personagens!
@carol.dungeonmaster É um ótimo assunto para um vídeo futuro do RPG Planet. Normalmente faço o personagem do jogador que faltou ser capturado, desmaiar ou qualquer outra desculpa. Se começar a acontecer demais, aí fica difícil mesmo. Tinha um DM que joga comigo que inventou uma anomalia mágica que "teleportava" as pessoas aleatoriamente pelo mundo. Foi uma forma engraçada de sanar o problema de jogadores que faltam. O personagem simplesmente sumia! :) E descobrir o que causava essa anomalia virou parte da missão do grupo.