Eu entendo que muitos jogadores são mais introspectivos e preferem não fazer coisas o tempo todo, só acompanhar o resto e é assim que eles se divertem, eu mesma as vezes prefiro ficar assim. Porém como eu faço para eles se soltarem mais, todos na mesa são amiges e afim, porém o foco geralmente cai sobre um ou outre, e o resto acaba ficando de lado.
Vocês tem algum método pra fazer eles interpretarem, pelo menos uma ou outra vez na mesa pois acho uma coisa interessante.
Já li que separando eles e colocando encontros aleatórios pode ser uma boa opção, ver se eles se sentem confortáveis lidando por conta própria com isso.
Outra coisa também.
Não estou me referindo ao combate necessariamente, porém a mesa geralmente cai numa monotonia, não sei se é o meu método de narrar/mestrar, mas as coisas enrolam e não chegam em lugar algum, como eu posso fazer isso parar. Eu percebo que as vezes nós perdemos muito tempo em situações pequenas que não acrescentam em nada, porém são muitos desses encontros, tipo.
Eles chegam na taverna e o taverneiro grandão fala pra eles sobre alguma coisa, ai eles decidem ir na parte que tem comércio, e ai conversam com alguns npcs procurando itens, ai puxam conversa com um guarda aleatório por que querem atravessar a ponte ( isso eu meio que tirei da uma ultima mesa que fui jogadora ) e eles não se movem pra uma direção certa, ficam indo e vindo e não progridem.
Eu como mestra, e esse amigo meu que mestrou essa mesa não parecemos saber direcionar os jogadores para que eles façam logo o que tem que fazer, parece não ter um propósito e ficam vagueando até decidir aceitar a missão que o taverneiro falou no começo,
Falta essa urgência da parada, isso de fazer eles mesmos irem resolver algo, não sei exatamente como resolver isso, ai eles ficam perdendo tempo comprando itens. Que na maioria das vezes são cenas longas e entediantes. Como vocês lidam com isso ?
Vou postar nas ideias de aventuras uma ideia de campanha que pensei ontem, acho que talvez consiga resolver alguns dos problemas, podem me ajudar por la se quiserem, abraços.
Ola julia tudo bom?
Entao primeiro de tudo
Parabens por mestrar e se importar com a diversao e fluxo da mesa
Muitos mestres so mestram de qualquer jeito e nao se preucupam com essas questoes
Sobre seu primeiro problema, No meu ponto de vista o idel as vezes eh tentar colocar o holofote
sobre todos os jogadores, voce pode envolver o jogador com alguma coisa que interessaria o personagem dele
o problema com isso eh que alguns jogadores de fato preferem ser coadjuvantes entao colocar eles debaixo do holofote
pode acabar deixando eles constrangindos
Se eles preferem ser coadjvantes isso nao nem problema, coloque situacoes que a expertise do personagem deles
pode ser usada,mesmo que eles nao sejam o centro das atencoes
Sobre seu segundo problema
O mestre eh quem coordena a cadencia e o ritmo da aventura
se eles estao se enrrolando pra fazer as coisas ou pra buscar uma direcao
pode ser que esta faltando gancho para eles
Claro que as vezes a gente fica bravo como mestre pq as coisas estao obvias
e os players estao batendo a cabeca com umas coisas idiotas
mas entenda que voce tem todas as pecas do quebra cabeca e eles nao
O que eu acho que voce pode fazer, eh criar varias situacoes e encontros(encontro nao eh so combate)
Que seja divertido
Uma coisa que eu aprendi como mestre, eh que nao existe direcao certa
se voce planejou uma historia e eles nao se interessaram por isso e decidiram fazer outra coisa
use isso ao seu favor,nao tente forcar eles a irem em uma direcao
Voce tem 2 solucoes pra esse caso
1a)Se eles ignoraram sua historia inicial,voce pode dar outra coisa pra eles fazerem
eles foram falar com os mercantes
Faz algum mercante oferecer um desconto se eles ajudarem ele com um problema
Ou talvez o mercante tenha comprado um artefato misterioso e quer que alguem descubra a origem desse artefato
2)Se voce tem problemas em improvisar historias durante o jogo
uma coisa que voce pode fazer (eu faco isso bastante)Eh conduzir eles pro objetivo
mas pera la...te mta gente que vai gritar *ah o mestre ta fazendo railroad*
Sim isso eh railroad voce ta guiando eles pra historia, agora como determinar se isso eh bom ou rim
eh a forma que voce faz
exemplo
Voce quer q eles vao resolver o problema do Taverneiro
mas eles decidem ir pro comercio
Crie uma situacao no comercio que faca eles tomarem interesse pelo problema do taverneiro
Ou algum NPC aparece e comenta a mesma situacao
Ou talvez em vez deles irem ate o problema
o problema vem ate eles.
vou deixar meu discord aqui pra vc
sempre gosto discutir ideias sobre rpg e trocar experiencias
Jack_Slatyki#0576