Bom dia galera,
revisando o livro do jogador fiquei pensando sobre as armas e equipamentos, na 5 ed. eles me parecem um tanto engessados com poucas possibilidades de mudança a interpretações ou usos.
Vamos à um exemplo, considerando um guerreiro mestre da batalha nv 20, pensando nessa classe por ter maior flexibilidade com as armas, os ataques com os devidos talentos ficariam mais ou menos assim:
Com espada grande:
7 (media do ataque da arma)+5 (supondo a for 20)+10 (mestre em armas grandes)+4 (media do dado de manobra) = 26
são 4 ataques na rodada = 4*26 = 104
Com alabarda:
5 (media do ataque da arma)+5 (supondo a for 20)+10 (mestre em armas grandes)+4 (media do dado de manobra) = 24
Ataque extra do talento maestria em armas de haste
2 (media do ataque da arma)+5 (supondo a for 20)+10 (mestre em armas grandes)+4 (media do dado de manobra) = 21
são 4 ataques normais mais um com a ação bônus da lança = (4*24)+21= 117
Com duas espadas longas:
4 (media do ataque da arma)+5 (supondo a for 20)+4 (media do dado de manobra) = 13
contando com 4 ataques normais mais 1 com a ação bônus por usar uma arma em cada mão = 13*5 = 65
Longe de ficar procurando pelo em ovo, mas me parece que por mais que você mude a estrategia ou a Build do seu personagem, vai sempre compensar mais seguir um padrão ou arquétipo, eu esperava que tivesse algum fator compensatório entre as opções para maior equilíbrio, do jeito que esta vai ser difícil ver alguém fazendo um guerreiro com usando duas espadas.
O que acham, o sistema esta mesmo desequilibrado ?
Vocês usam alguma Build ou regra nova pra jogar com essas armas ?
Não quero com isso defender combos e aquelas fichas cheias de apelação kkkkkk, penso nos players que tenho na mesa, alguns jogam pensando no flavor de ter seu personagem como imaginam usando seja o que for como arma.
Digo o mesmo das armaduras, sinto falta de valer a pena usar uma armadura mesclada ou sair usando uma pesada que não seja a mais forte, tende a ser pegar a leve pra quem tem muita destreza, a pesada para guerreiros e nenhuma para casters(que não entram nas 2 outras categorias), me parece muito preso a essas opções, em relação ao que você falou das 2 armas, isso depende, você tem mais chance de acertar alguns golpes, mas menos de dar seu dano total, o que é melhor com isso são bônus de aumento de dano, não acho que isso faça essa opção estar no mesmo nível das outras, mas por exemplo, usando armas mágicas +3, nos outros casos soma +6 de dano e no total, com a dupla seria +12, buffs de casters também iriam jogar isso pra cima tipo arma elemental, agora, se tem algo que eu vejo arrasando com 2 espadas é o monge, trocar tudo por 1d12 e sair picotando geral daria um bom dano, bem, de qualquer forma acho que trocar o dano de d4 da maestria de haste por 1d12 também seria eficaz, no final acho que a resposta é jogar de caster já que se tem algo que não dá pra reclamar no D&D 5e é a quantidade e variedade de magias encontradas desde o livro básico até suplemento, no arcana, homebrew e até uns fan mades bem legais. Agora me despeço de vocês enquanto cavalgo em meu unicórnio invocado em cima de um grifo domado que são teleportados pelo meu feitiço em área para aparecer em cima do meu dragão branco e azul que eu usei magia para fazer, boa sorte aos guerreiros de armadura pesada pra voltar pra casa.
Na minha opinião D&D 5e se focou em dois fatores: Simplicidade (para permitir melhor compreensão da totalidade das regras para iniciantes) e realismo (com as armas não mágicas agindo de forma mais próxima que a realidade em comparação a edições anteriores). A quinta edição pode até ter sido "vendida" no início como a edição definitiva de D&D, mas não foi projetada para isso e nem será (para infelicidade do meu bolso), mas o jogo é orgânico e passa por mudanças constantes.
Para seu problema, acho que vc vai encontrar mais versatilidade e mais opções se vc usar em seus personagens as regras opcionais de talentos (feats). Acho que se vc der uma olhada nos talentos marciais vc pode encontrar coisas que tornarao seus combates mais interessantes.
Agora em análise mais profunda, não há problema algum em usar ou criar regras homebrew (mesmo para regras "basicas" do sistema) para melhorar ou suprimir uma regra q não se goste, D&D inclusive estimula q se faça isso.